Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação teórica de modos eletromagnéticos localizados em cristais fotônicos unidimensionais sem simetria de inversão

Processo: 18/11550-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Alexys Bruno Alfonso
Beneficiário:Helena Borlina Tanaue
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas ópticos   Equações de Bloch   Cristais fotônicos   Funções ortogonais   Cálculo numérico

Resumo

Os cristais fotônicos são sistemas ópticos em que a permissividade dielétrica e a permeabilidade magnética variam periodicamente no espaço. Consequentemente, eles podem apresentar gaps no espectro de frequências. As funções de Bloch representam os modos de propagação que são autovetores dos operadores de translação da rede cristalina. Estas apresentam periodicidade em relação ao vetor de onda e seus coeficientes de Fourier são as funções de Wannier. As funções de Wannier de cristais centrossimétricos unidimensionais foram estudadas em detalhe. Esta proposta visa a investigação de tais funções em cristais não centrossimétricos. O principal desafio é desenvolver novos métodos para otimizar as funções do Wannier. Cálculos numéricos serão realizados para cristais fotônicos constituídos de materiais dielétricos e metamateriais, com incidência normal ou oblíqua. As funções Wannier otimizadas serão usadas para calcular os modos localizados induzidos por defeitos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TANAUE, HELENA B.; BRUNO-ALFONS, ALEXYS. Wannier-function expansion of localized modes in 1D photonic crystals without inversion symmetry. JOURNAL OF THE OPTICAL SOCIETY OF AMERICA B-OPTICAL PHYSICS, v. 37, n. 12, p. 3698-3706, DEC 1 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.