Busca avançada
Ano de início
Entree

Expansor maxilar com abertura diferencial versus com abertura em leque: uma avaliação tridimensional

Processo: 18/16153-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 30 de janeiro de 2019
Data de Término da vigência: 29 de dezembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Ortodontia
Pesquisador responsável:Daniela Gamba Garib Carreira
Beneficiário:Camila da Silveira Massaro
Supervisor: Lucia Helena Cevidanes
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Michigan, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:17/12911-9 - Expansor maxilar com abertura diferencial versus com abertura em leque: um ensaio clínico randomizado, BP.DR
Assunto(s):Expansão rápida da maxila
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação tridimensional | Expansão Rápida da Maxila | Tomografia Computadorizada Cone-Beam | Ortodontia

Resumo

Introdução: A Expansão Rápida da Maxila (ERM) é o tratamento de escolha para atresia maxilar. No entanto, poucos estudos descreveram os efeitos da ERM na sutura palatina mediana e no complexo craniofacial. Objetivo: Avaliar os efeitos esqueléticos e dentoalveolares do expansor com abertura diferencial (EAD) e o expansor com abertura em leque (EAL), por meio de uma avaliação tridimensional. Material e Métodos: Uma amostra de 24 pacientes, de 7 a 10 anos de idade e que apresentavam atresia maxilar foram divididos aleatoriamente em 2 grupos de estudo: 12 indivíduos tratados com o expansor com abertura diferencial (EAD) e 12 indivíduos tratados com o expansor com abertura em leque (EAL). Exames de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) foram realizados no início do tratamento (T1) e 6 meses após a ERM (T2). Utilizando os softwares ITK-SNAP e 3D-SLICER, será realizada a segmentação e sobreposição das imagens de T1 e T2 na base do crânio. O deslocamento tridimensional (coordenadas X, Y e Z) da maxila, dos dentes, do osso zigomático e das suturas circum-maxilares será mensurado. A estatística descritiva será utilizada para descrever as médias, desvios-padrão e a variação da amostra. A comparação entre os grupos será feita pelo teste t e o erro do método será avaliado por meio do Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI) e pelo método de Bland-Altman. O nível de significância adotado será de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MASSARO, CAMILA; LOSADA, CAROLINA; CEVIDANES, LUCIA; YATABE, MARILIA; GARIB, DANIELA; PEREIRA LAURIS, JOSE ROBERTO; IOSHIDA, MARCOS; REY, DIEGO; ANTONIA ALVAREZ, MARIA; BENAVIDES, ERIKA; et al. Comparison of linear and angular changes assessed in digital dental models and cone-beam computed tomography. ORTHODONTICS & CRANIOFACIAL RESEARCH, v. 23, n. 1, . (18/16153-4)