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Revisões sistemáticas sobre direitos sexuais e reprodutivos de jovens

Processo: 18/21101-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2020
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Ivan França Junior
Beneficiário:Luciana Lima Marques
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/00039-8 - Revisões sistemáticas sobre direitos sexuais e reprodutivos de jovens., AP.R
Assunto(s):Direitos sexuais e reprodutivos   Educação sexual   Preservativos   Jovens   Revisão sistemática   Estudos de intervenção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direitos Sexuais e Reprodutivos | Juventude | revisão sistemática | Revisão sistemática

Resumo

Jovens vivem muitas dificuldades no exercício da sua sexualidade e reprodução e não têm respeitados seus direitos. Essas dificuldades já foram descritas e analisadas quanto a seus determinantes. Contudo, persistem controvérsias no que se refere a intervenções para promover direitos sexuais e reprodutivos de jovens. Constituímos uma equipe de pesquisa com o objetivo de conduzir revisões sistemáticas para: 1) caracterizar os estudos de intervenções que favoreçam o preservativo; 2) compreender os campos teóricos e matrizes epistemológicas que informam intervenções escolares que favoreçam o preservativo; 3) sistematizar as evidências de como a religião se constitui em barreira para o uso de contracepção de emergência; 4) compreender os campos teóricos e as matrizes epistemológicas que informam as intervenções para redução da violência nas relações afetivo-sexuais; 5) mapear como têm sido as intervenções para aumentar a testagem anti-HIV. Para tanto, usaremos as metodologias desenvolvidas pelo Joanna Briggs Institute e pela Cochrane Collaboration. As etapas serão: definir as perguntas norteadoras; ~ buscar literatura nas bases bibliográficas; ~ desenvolver e registrar protocolos; ~ extrair dados; ~ resumir resultados; interpretar e avaliar o nível de evidência de cada estudo e publicar relatórios e artigos. Ao final, produziremos inéditas evidências qualitativas, quantitativas e mistas sobre intervenções de jovens. Igualmente, produziremos análises críticas sobre os quadros teóricos que têm informado intervenções em preservativos e violência nas relações afetivo-sexuais. Esse corpus analítico ampliará o conhecimento sobre esse grupo populacional e servirá para o planejamento de ações educativas e de intervenções em escolas e serviços de saúde.

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