Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanomaterials luminescentes dopados com lantanídeos: síntese de apliações

Processo: 18/15791-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Sidney José Lima Ribeiro
Beneficiário:York Estewin Serge Correales
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/22828-6 - Ultrapassando as fronteiras de fibras ópticas: da fotônica até optogenética e monitoramento de meio ambiente, AP.SPEC
Assunto(s):Elementos da série dos lantanídeos   Materiais nanoestruturados   Luminescência   Nanopartículas

Resumo

Ampla faixa espectral (UV-VIS-IV), possibilidade de resolução espacial, maior penetração em tecidos biológicos e sinal de fundo, devido a autofluorescência, muito baixo. No que se refere a fotoativação de semicondutores como ZnO, BiVO4 e TiO2 se pesquisam materiais que possam absorver luz IV e convertê-la em luz UV ou visível que pode por sua vez ser usada para fotoexcitar os semicondutores. Seguindo este conceito neste projeto desenvolveremos compósitos de nanopartículas para conversão ascendente e semicondutores para utilização em fotocatálise ativada no UV-VIS-IC (ou seja, pelo espectro solar). Além disso, no caso de aplicações em bioimageamento que também serão exploradas, buscar-se-á sistemas que não sejam ativados em 980 nm como no caso do Yb3+. Este comprimento de onda é fortemente absorvido por moléculas de água o que invariavelmente leva a superaquecimento e danificação de células e tecidos. De fato, têm-se buscado sistemas que possam ser excitados em menores comprimentos de onda (ao redor de 808 nm) já que a água não absorve nesta região. Neste projeto Nd3+ será utilizado como absorvedor e sensibilizador em estruturas núcleo-casca e núcleo-casca-casca que garantirão processor de transferência de energia sucessivos de maneira mono ou bi-direcional. Finalmente nanopartículas sensibilizadas por corantes também serão testadas como uma estratégia para deslocar a excitação para comprimentos de onda menores sem o comprometimento da eficiência de excitação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORREALES, YORK E. SERGE; HAZRA, CHANCHAL; ULLAH, SAJJAD; LIMA, LAIS R.; RIBEIRO, SIDNEY J. L. Precisely tailored shell thickness and Ln(3+) content to produce multicolor emission from Nd3+-sensitized Gd3+-based core/shell/shell UCNPs through bi-directional energy transfer. NANOSCALE ADVANCES, v. 1, n. 5, p. 1936-1947, MAY 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.