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Processo: | 18/20837-6 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE |
Data de Início da vigência: | 01 de setembro de 2018 |
Data de Término da vigência: | 31 de maio de 2019 |
Área de conhecimento: | Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos |
Pesquisador responsável: | Andre Luiz de Abreu |
Beneficiário: | Andre Luiz de Abreu |
Empresa: | Mispa Assessoria e Consultoria Empresarial - Eireli |
CNAE: |
Fabricação de aparelhos e equipamentos de medida, teste e controle |
Vinculado ao auxílio: | 17/22681-0 - EMS SIMON - sistema de monitoramento de veículos off-road, AP.PIPE |
Assunto(s): | Monitoramento Sistemas de tempo-real Veículos |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Engine Monitoring System | Off-road | Monitoramento de veículos off road |
Resumo O SIMON (Sistema de Monitoramento), é um sistema de monitoramento "on-board" para veículos, projetado de forma que o operador condutor possa ter um monitoramento real e preciso dos principais indicadores de funcionamento do veículo, assim como manter um histórico de comportamento e funcionamento para futura análise do usuário. O produto proposto vem para atender uma demanda de mercado que hoje encontra-se órfão de uma solução nacional, precisa, de qualidade, adequada para o nosso território e com uma assistência técnica apropriada. Veículos pré OBD (On-Board Diagnostic), que na grande maioria são veículos fabricados até o ano de 2010, ano em que foi lançado este sistema, são veículos que não informam em tempo real e com precisão, os indicadores de funcionamento, acarretando muitas das vezes em grandes danos para o veículo e consequentemente trazendo grandes prejuízos para o seu operador condutor. Podemos citar, exemplificando, o sistema de arrefecimento do veículo, que 9 de cada 10 veículos tem um monitoramento básico e ineficiente desse sistema, vindo de fábrica esta configuração, onde o condutor/operador não consegue acompanhar em tempo real o comportamento deste sistema, para antever um incidente, que não sendo diagnosticado a tempo pode gerar um dano no motor principal, sendo necessário a restauração e em alguns casos a troca total do mesmo, podendo custar na ordem de 40% do valor total do veículo. Temos como foco inicial um nicho do mercado que está ligado diretamente aos sentimentos de amor, hobby, pertencimento e tribo, definindo um estilo de vida. São os veículos Land Rover Defender, importada e ou fabricada no Brasil no período de 1983 a 2011, com características específicas, que muitas das vezes são utilizados em situações extremas, onde seus operadores condutores se expõem em expedições de 1000 KM a 25000 KM, com poucas e em alguns casos nenhum monitoramento em tempo real dos indicadores de funcionamento, o que em muitos casos comprometem todo o planejamento da expedição por grandes danos, agravados pela falta de informações básicas, que poderiam em sua grande maioria um fato de mitigação e até mesmo de eliminação dos danos e prejuízos. Estima-se, pelo grupo oficial de Land Rover no Brasil, a existência de mais de 10 mil exemplares rodando nas estradas do Brasil, tendo sua maior concentração nas regiões Sul e Sudeste do país. Um protótipo de parte do sistema foi desenvolvido de forma bem-sucedida em bancada pela equipe utilizando a plataforma Arduino para prova de conceito. Mesmo sendo um protótipo preliminar, o produto já despertou interesse de compra de diversos clientes, devido à inexistência de similar no país. Porém o protótipo carece de pesquisa e desenvolvimento para a resolução dos seguintes desafios tecnológicos: avaliação e integração dos sensores para medição de todas as variáveis de interesse, testes controlados para garantia de segurança do sistema para o motorista e testes de algoritmos para análise de dados das variáveis coletadas. A resolução destes desafios é o objetivo do presente projeto de pesquisa. (AU) | |
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