Busca avançada
Ano de início
Entree

O comércio exterior na região oeste paulista: uma análise a partir dos BRICS

Processo: 18/11083-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Maria Terezinha Serafim Gomes
Beneficiário:Taina Akemy Chiaveri Vicari Iwata
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Geografia econômica   Geografia regional   Economia global   BRICS   Cooperação   Exportação   Presidente Prudente (SP)   Marília (SP)   Araçatuba (SP)   São José do Rio Preto (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brics | Cooperação | Economia | Exportações | Oeste Paulista | Pib | Geografia Econômica, Geografia Regional, Geografia Politica.

Resumo

O termo BRICS surgiu em 2001, pelo economista-chefe do Goldman Sachs Jim O'Neill, criou o acrônimo BRIC, em um artigo intitulado "Building Better Global Economic BRICs, formado pela coalizão entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Desde então, muitos foram os desdobramentos acerca do agrupamento, principalmente a sua transformação de simples conceito acrônimo BRIC, para uma instância de coordenação política entre esses países. Estes países foram escolhidos por possuírem economias em desenvolvimento e serem parecidos, não é configurado como bloco econômico, mas como um grupo político de cooperação. A cooperação nada mais é do que uma relação baseada na colaboração entre indivíduos ou organizações, no sentido de alcançar objetivos comuns, fazendo uso de métodos consensuais. Os BRICS têm peso diferenciado no cenário internacional, pois cada uma de suas economias apresentam suas particularidades, o grupo representa quase ¼ da economia global, as são economias diversificas e possuem elevado ritmo de crescimento, esse grupo de países já tem uma participação no PIB mundial equivalente à dos Estados Unidos. Nesta perspectiva, com as relações comerciais em desenvolvimento, a economia do Brasil possui um produto interno bruto (PIB) de 6,559 trilhões de reais (FMI), o estado de são Paulo somou em R$ 1,89 trilhão, em 2015, representou cerca de 32,12% o PIB nacional. Este projeto tem como objetivo analisar e compreender as exportações desses municípios do Oeste Paulista, sendo eles, Presidente Prudente, Marília, Araçatuba e São José do Rio Preto, a partir da relação do Brasil no Brics, no período de 2000 a 2016.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)