Busca avançada
Ano de início
Entree

Proyecto orgânico para la urbanización del município: concepções de cidade em disputa na formação do urbanismo portenho (Buenos Aires, 1925)

Processo: 18/15544-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2019
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Josianne Francia Cerasoli
Beneficiário:Ana Carolina Oliveira Alves
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História urbana   Urbanização   Município   Buenos Aires   Século XX
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Campo disciplinar | Cidade | projeto urbano | Urbanismo | História Urbana

Resumo

Propomos um estudo focado no projeto urbano para Buenos Aires elaborado pela Comisión de Estética Edilicia Municipal publicado em 1925. Nossa análise do Proyecto orgánico para la urbanización del municipio buscará compreender a formação dos saberes e práticas do urbanismo nos debates sobre a cidade. Objetivamos investigar um debate instaurado em âmbito transnacional, atentando para seu papel na América dentro do contexto de circulação. Ao definirmos como problemática a compreensão do debate que forma o campo disciplinar e tomarmos o Proyecto como eixo de análise, impõe-se a ampliação do período de investigação para antes e depois da publicação da fonte. Por se tratar de um momento no qual profissionais atuantes na Argentina, no contexto do debate pan-americano, participam dessa construção simultaneamente a outros países, consideramos que esse debate não tem um centro gerador, mas se faz a partir da atuação dos profissionais. O Proyecto, ao mostrar leituras de uma arte cívica que ganha novos contornos, questiona os limites da ação desses saberes em formação pensando, para além do embelezamento do centro na infraestrutura suburbana e inserindo-se, assim, em um debate do período pela descentralização das intervenções na cidade. Defendemos que a década de 1920 permite compreender a inserção da Argentina e do continente americano nos debates de formação do campo do urbanismo de forma ativa já que emergem enquanto cenários de circulação dos profissionais e, por isso, o documento será estudado não como um objeto encerrado em si, mas como participante desse debate transnacional no qual concepções muitas vezes plurais de cidade estão em pauta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)