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A Exposição Internacional de 1862 em Londres e a origen das mega exposições periódicas de arte contemporânea

Processo: 19/04903-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2019
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2020
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Vinicius Pontes Spricigo
Beneficiário:Vinicius Pontes Spricigo
Pesquisador Anfitrião: Michael Asbury
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of the Arts London (UAL), Inglaterra  
Assunto(s):Arte contemporânea   História da arte   Globalização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte contemporânea | Bienais e mega exposições | Globalização | História das Exposições | História da Arte

Resumo

Estudo de caso da Exposição Internacional de 1862 em Londres, tendo em vista a internacionalização da produção artística no âmbito das mega exposições periódicas de arte contemporânea. Ao buscar as origens da inserção do Brasil e da produção artística realizada no país em grandes mostras realizadas no exterior, o projeto pretende investigar o modo como uma represetanção de modernidade foi construída pelo país dentro de um contexto transnacional. A investigação tem como objetivo analisar de um ponto de vista "arqueológico" os atuais debates sobre a globalização e a bienalização da arte contemporânea e da sua exibição.

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