Busca avançada
Ano de início
Entree

Democracia e movimentos antipluralistas: impactos analíticos na teoria política contemporânea.

Processo: 19/09549-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2019
Data de Término da vigência: 05 de janeiro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Teoria Política
Pesquisador responsável:Adrian Gurza Lavalle
Beneficiário:Paulo Henrique Paschoeto Cassimiro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Populismo   Democracia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antipluralismo | Democracia | Pluralismo de valores | Populismo | Teoria da Democracia | Teoria Política Contemporânea | Teoria da Democracia

Resumo

Dentre os vários dilemas que as democracias enfrentam, um em especial tem ocupado espaço privilegiado no debate contemporâneo: a emergência de novos movimentos de questionamento dos princípios pluralistas básicos dos regimes democráticos. Ao contrário de movimentos que propõem uma franca ruptura com as instituições e os mecanismos de representação liberal-democráticos, esses novos movimentos aceitam em grande parte os princípios minimalistas da representação, negando, contudo, princípios básicos de liberdade pública, igualdade e reconhecimento. O objetivo do presente projeto é buscar contribuir, a partir da teoria política contemporânea, com o debate sobre a emergência de novos movimentos de questionamento da democracia, partindo da seguinte pergunta: qual explicação a teoria política tem a oferecer sobre o lugar, as origens e os efeitos na democracia da emergência das formas contemporâneas de antipluralismo e suas concepções de representação, participação, liberdade pública e cidadania? Da mesma maneira, é preciso nos perguntar sobre qual o lugar reservado na teoria política para os elementos antidemocráticos presentes nessas formas de questionamento e se é possível à teoria democrática absorvê-los/explicá-los ou se, ao contrário, o antipluralismo implica em repensar normativamente a teoria democrática contemporânea no sentido do surgimento de novos espaços de conflito e de limitação da institucionalidade democrática.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIOGO CUNHA; PAULO HENRIQUE PASCHOETO CASSIMIRO. O populismo como modelo de “democracia polarizada”: a teoria do populismo de Pierre Rosanvallon à luz do debate contemporâneo. Sociologias, v. 24, n. 59, p. 200-236, . (19/09549-1)
PAULO HENRIQUE PASCHOETO CASSIMIRO. Os usos do conceito de populismo no debate contemporâneo e suas implicações sobre a interpretação da democracia. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 35, . (19/09549-1)