Sistema automático de prevenção de acidentes para ARP (drones)
AVALON 2.0 - reconstruindo e extraindo informações - Sensores
Processo: | 19/16064-4 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico |
Data de Início da vigência: | 01 de setembro de 2019 |
Data de Término da vigência: | 31 de março de 2020 |
Área de conhecimento: | Engenharias - Engenharia Elétrica - Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos |
Pesquisador responsável: | Grazziani Resende Rodrigues da Costa Marques |
Beneficiário: | Rodrigo Aparecido Xavier Cruz |
CNAE: |
Fabricação de periféricos para equipamentos de informática Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis |
Vinculado ao auxílio: | 18/22476-0 - Sistema automático de prevenção de acidentes para ARP (drones), AP.PIPE |
Assunto(s): | Segurança aérea Veículos guiados remotamente Prevenção de acidentes Sistemas embarcados Circuitos eletrônicos Sensores |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Arp | Drone | Prevenção de Acidente | Segurança | Sistemas Embarcados |
Resumo As Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), comumente conhecidas como Drones e Vants, podem ser utilizadas para fins recreativos ou comerciais, tendo sido observado, nesta última hipótese, seu uso frequente em serviços de filmagens, captação de fotografias, renderização em 3D, para busca e salvamento de pessoas, entre outros. Em razão desta vasta diversidade, notou-se aumento considerável de acidentes envolvendo as ARPs, em áreas urbanas e rurais, motivo pelo qual a MAPSKY desenvolve um novo sistema de prevenção de acidentes para ARPs com o acionamento automático de paraquedas. A maioria das ARP's, usualmente destinadas para fins comerciais, não possui essas tecnologias. Ademais, os valores de mercado para aquisição de um sistema de paraquedas variam de R$ 2.300,00 a R$ 13.247,00, o que o torna pouco acessível no cenário brasileiro. Ressalta-se que o valor mais baixo supracitado destina-se apenas ao sensor e não estando incluso o recipiente com o paraquedas. Com o sistema automático de prevenção de acidentes desenvolvido pela MAPSKY será possível evitar a queda da ARP em pleno voo, impedindo as avarias, já que os sensores nele contido detectam previamente o evento danoso acionando o paraquedas. Possibilitando-se, assim, o pouso seguro da aeronave. Desta forma, o presente projeto tem por meta de desenvolvimento e implementação a análise de sua viabilidade técnica, com o fim de se evitar acidentes aéreos, bem como ferimentos em pessoas, danos estruturais na ARP e danos materiais a terceiros, tornando o voo da aeronave mais confiável e seguro. Atualmente no Brasil existem paraquedas embarcados em algumas ARPs, cujo acionamento se dá de forma manual ou pré programada apenas no final de uma missão. Inexiste no país tecnologia de acionamento automático para prevenção de acidentes, projeto este que será implantado de forma inovadora pela MAPSKY. Nesse contexto, ressalta-se ainda que medidas de segurança já estão sendo utilizadas por empresas fabricantes de ARP´s, no Brasil e no mundo, com equipamentos ou sistema de acionamento manual, sendo certo afirmar que a longo prazo a adoção de sistemas de segurança, como o de paraquedas ou de proteções de hélices, será bem vista pelos próprios órgãos reguladores, tendo assim o sistema de paraquedas com acionamento automatizado, objeto do presente projeto maior aceitação no mercado interno. Desta maneira este projeto de pesquisa e inovação tem como ponto principal desenvolver um sensor integrado para compreender as situações de risco durante o voo da ARP e assim acionar o seu sistema de segurança do aparelho evitando maiores danos. Neste sentido o projeto tem como principais metas a serem batidas, o desenvolvimento placa de circuito contendo componentes eletrônicos e sensores que em conjunto analisarão o comportamento da ARP. O microchip será a parte central do sistema de segurança que terá toda a parte computacional desenvolvida para a integração desses componentes e assim determinar os parâmetros da aceleração do eixo em relação à força da gravidade em queda. Para o funcionamento do circuito testes com osciloscópio; variação de aceleração vertical em bancada e teste com multímetro serão executados para verificar a situação de funcionamento dos componentes na placa de circuito. Com todos os procedimentos executados com sucesso, o recipiente do paraquedas deverá ser liberado pelo servo motor que estará conectado a placa de circuito anteriormente descrita. Com a execução destes testes e o bom funcionamento do sistema, o projeto atingirá as metas tornando-se viável para a submissão do PIPE/FAPESP Fase 2. | |
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