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Inglaterra em gravuras: o mundo dos impressos ingleses e a produção do gravador William Faithorne (1640-1691)

Processo: 19/15636-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Luis Filipe Silverio Lima
Beneficiário:Michelle Mayumi Hachisu
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):História da Inglaterra   Obra de arte   Restauração   Gravura   Criação artística   Guerra civil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:gravura | Guerras Civis | Impressos | Inglaterra século XVII | Protetorado | restauração | História Moderna Inglesa

Resumo

No presente projeto, pretendemos analisar a trajetória e as obras de William Faithorne, importante gravador inglês que atuou desde o reinado de Carlos I até a Revolução Gloriosa. Buscaremos estudar o conjunto de suas obras, localizando suas gravuras no contexto de produção de impressos do período. A oficina de Faithorne produziu gravuras de variados tipos, muitas tocando aspectos políticos e religiosos do período em que foram feitas, ao longo de praticamente quase todo o século XVII. Isso permite observá-las como um lugar privilegiado para a compreensão dos processos de criação e circulação das gravuras seiscentistas inglesas, a função das mesmas como protocolos de leitura de livros e panfletos e a relação delas com as dinâmicas culturais e políticas durante as Guerras Civis, o Protetorado e a Restauração. Para proceder a interpretação desses variados aspectos e pensá-los em seu conjunto, para além da análise das gravuras, construiremos uma base de dados contendo cerca de 300 gravuras identificadas no acervo do British Museum. Buscaremos seriá-las cronologicamente, desde a primeira gravura publicada em 1640 até a última em 1691, para ver se é possível pensar Faithorne como possível meio de compreender a produção de gravuras na Inglaterra e sua relação com os eventos políticos do século XVII. Defendemos que por meio da análise das fontes poderemos localizar diferentes padrões de produção em sua relação com eventos políticos e mudanças na cultura visual dos seiscentos. (AU)

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