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Ensino de leitura e escrita para alunos ingressantes do ensino fundamental baseado no modelo de resposta à intervenção (RTI)

Processo: 19/01125-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2019
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Lidia Maria Marson Postalli
Beneficiário:Jessica Harume Dias Muto
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico, AP.TEM
Assunto(s):Ensino fundamental   Ensino e aprendizagem   Leitura e escrita   Intervenção psicológica   Intervenção precoce (educação)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Fundamental | leitura e escrita | Programa informatizado | Resposta à intervenção | Psicologia do ensino e aprendizagem

Resumo

O modelo de Resposta à Intervenção - RTI visa intervir precocemente com crianças que apresentarem risco (ou dificuldade) na aquisição das habilidades acadêmicas. Com isso, o modelo apresenta um direcionamento em relação as propostas de serviço para trabalhar as necessidades dos alunos como intervenções precoces, demonstrando-se um modelo preventivo para redução das dificuldades acadêmicas. Considerando os resultados promissores encontrados com o emprego de um programa de ensino individualizado e informatizado de leitura e escrita, o presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos do ensino de leitura e de escrita por meio de um programa individualizado e informatizado de ensino, baseado no modelo Resposta à Intervenção, em alunos ingressantes do Ensino Fundamental. Adicionalmente, acompanhar os desempenhos desses alunos nas avaliações de larga escala que contemplam as mesmas habilidades. Participarão do estudo duas turmas do 1º ano do Ensino Fundamental de uma instituição de ensino regular pública. Será empregado um delineamento experimental que envolve a manipulação direta e de controle de variáveis de interesse, por meio de medidas de pré e pós-teste. Inicialmente serão coletados os dados de pré-teste por meio da avaliação governamental e um instrumento de avaliação funcional de áreas acadêmicas pelo professor com toda a turma. Com base no modelo de RTI, serão selecionados participantes de cada uma das duas turmas para realizarem o programa de ensino de leitura e escrita. Nessa primeira seleção (segundo semestre do primeiro ano escolar), serão recrutados os participantes das duas turmas que apresentarem desempenho mais baixo na avaliação governamental de Língua Portuguesa. Durante a pesquisa, as turmas realizarão avaliações de monitoramento para acompanhamento do desempenho nas habilidades alvo da proposta de estudo. No primeiro semestre do segundo ano do Ensino Fundamental, serão recrutados novos participantes das mesmas duas turmas, que apresentarem baixos desempenhos na avaliação governamental de Língua Portuguesa realizada no segundo semestre do primeiro ano escolar, para realizarem o programa informatizado de ensino. Por fim, no segundo semestre do segundo ano escolar, serão recrutados os alunos que apresentarem baixos desempenhos na avaliação governamental realizada no primeiro semestre do ano letivo vigente. Para as três etapas de recrutamento, serão selecionados no máximo dez participantes, sendo cinco de cada turma, priorizando os participantes que apresentarem desempenho mais baixo na avaliação governamental de Língua Portuguesa. Ao final do segundo semestre do segundo ano escolar, serão aplicados novamente como pós-teste as avaliações com todos os alunos das turmas. A avaliação governamental realizada semestralmente permitirá acompanhar o desempenho em Língua Portuguesa dos alunos e avaliar os efeitos do programa de ensino informatizado por meio de três recrutamentos em momentos disitintos. Pretende-se verificar se a proposta de intervenção mostrou efeito em relação às habilidades de leitura e de escrita aos alunos com necessidade de suporte. A análise dos dados também permitirá avaliar os desempenhos inidividualmente de cada participante antes e depois do procedimento de ensino e monitorar passo a passo o processo de aquisição de leitura e escrita. Ainda, verificar as medidas do repertório inicial e a evolução dos alunos das duas turmas nas avaliações governamental e em uma avaliação funcional. (AU)

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