Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de poços inteligentes no gerenciamento de reservatórios em malha fechada baseado em modelos

Processo: 19/06101-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2019
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2022
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Acordo de Cooperação: Equinor (antiga Statoil)
Pesquisador responsável:Denis José Schiozer
Beneficiário:Abouzar Mirzaei Paiaman
Instituição Sede: Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Empresa:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM)
Vinculado ao auxílio:17/15736-3 - Centro de Pesquisa em Engenharia em Reservatórios e Gerenciamento de Produção de Petróleo, AP.PCPE
Assunto(s):Poços inteligentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Otimização da Produção | Poços Inteligentes | Redução de Incerteza | Simulação Numérica de reservatórios | engenharia de reservatórios

Resumo

Este trabalho propõe a avaliação do uso de poços inteligentes no desenvolvimento egerenciamento de campos de petróleo em malha fechada e baseado em modelos. Aavaliação considerará redução das incertezas, atualização de modelos de simulação eotimização da produção em ciclos para uma melhor tomada de decisão. A aplicaçãoserá em um caso carbonático com alto teor de gás, à semelhança dos reservatóriosencontrados no pré-sal brasileiro.Durante a fase de desenvolvimento, o foco do processo em malha fechada é em comoincorporar as informações coletadas a cada ciclo para otimizar quais poços do próximociclos terão completação avançada (AWC) e suas posições. Na fase de gerenciamento,o foco do processo é otimizar as regras de controlo para operar as válvulas localizadasem poços produtores e injetores. A duração dos ciclos será otimizada para refletir asvantagens da aplicação desta tecnologia.O projeto utilizará o caso UNISIM-II-D (Correia et al., 2015), um modelo benchmark querepresenta reservatórios carbonáticos com características do pré-sal. A vantagem deusar um modelo benchmark, cuja resposta é conhecia, é a possibilidade de coletardados a cada ciclo, o que permite o desenvolvimento de métodos em malha fechada ebaseados em modelos.Os principais objetivos deste estudo são:-- Estudar a aplicação de poços inteligentes em reservatórios carbonáticos comalto teor de gás, procurando melhorar a recuperação de petróleo e reduzir aquantidade de água e gás produzidos.-- Aplicar o conceito de desenvolvimento e gerenciamento de campos de petróleoem malha fechada e baseado em modelos para maximizar o valor detecnologias de poço inteligente.-- Gerar metodologias e técnicas focadas na análise de decisão e seleção deestratégias de produção, integrado com caracterização de reservatórios e ajustede histórico, usando desenvolvimento e gerenciamento de campos de petróleoem malha fechada e baseado em modelos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(As publicações científicas contidas nesta página são originárias da Web of Science ou da SciELO, cujos autores mencionaram números dos processos FAPESP concedidos a Pesquisadores Responsáveis e Beneficiários, sejam ou não autores das publicações. Sua coleta é automática e realizada diretamente naquelas bases bibliométricas)
MIRZAEI-PAIAMAN, ABOUZAR; SANTOS, SUSANA M. G.; SCHIOZER, DENIS J.. . JOURNAL OF PETROLEUM SCIENCE AND ENGINEERING, v. 201, . (17/15736-3, 19/06101-0)
MIRZAEI-PAIAMAN, ABOUZAR; SANTOS, SUSANA M. G.; SCHIOZER, DENIS J.. . GEOENERGY SCIENCE AND ENGINEERING, v. 227, p. 18-pg., . (17/15736-3, 19/06101-0)
MIRZAEI-PAIAMAN, ABOUZAR; SANTOS, SUSANA M. G.; SCHIOZER, DENIS J.. . JOURNAL OF PETROLEUM SCIENCE AND ENGINEERING, v. 218, p. 15-pg., . (19/06101-0, 17/15736-3)