Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de diferentes estratégias de ensino e aprendizagem com equipe multiprofissional para pacientes em terapia nutricional enteral domiciliar: ganhos de conhecimento percebidos por cuidadores

Processo: 19/15536-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2019
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Fernanda Berchelli Girão
Beneficiário:Maria Gabriela Afonso
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em saúde   Nutrição enteral   Ensino e aprendizagem   Cuidadores   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cuidador | educação em saúde | Equipe multiprofissional | nutrição enteral | Simulação Clínica

Resumo

Objetivo: identificar os ganhos de conhecimento percebidos de cuidadores na assistência de pacientes em uso da Terapia Nutricional Enteral, após a capacitação com diferentes estratégias educativas. Método: Este estudo será realizado em etapas: Etapa 1: Estudo metodológico de construção e validação da cartilha educativa multiprofissional para educação em saúde de cuidadores e pacientes em uso de Terapia Nutricional Enteral domiciliar; Etapa 2: Estudo quase-experimental, com abordagem quantitativa e caráter descritivo, na qual acontecerá as fases das intervenções educativas, sendo estas a (1) Educação tradicional (aula expositiva dialogada): (2) Educação tradicional (aula expositiva dialogada) com apoio da cartilha educativa e Educação tradicional (aula expositiva dialogada) com apoio do treino de habilidades em cenário clínico simulado. Para a Etapa 1 serão convidados juízes através da técnica "bola de neve", a inclusão destes ocorrerá conforme os critérios adaptados de Fehring para validarem uma cartilha educativa através de uma escala de concordância de aparência e conteúdo do material, seguindo o referencial denominado Suitability Assessment of Materials, será utilizado a Técnica Delphi para obter um máximo de concordância dos juízes. Nas contribuições descritivas será realizado a análise de conteúdo. Após a organização dos dados, será realizado uma análise criteriosa das considerações e sugestões realizadas pelos experts e o cálculo do Índice de Validação de Conteúdo. Os participantes das Etapas 2 e 3 serão os cuidadores de pacientes com uso de Terapia Nutricional Enteral domiciliar selecionados através de uma amostra por conveniência, os cuidadores selecionados deverão ser os mesmos a participar em todas as fases do estudo. Buscar-se-á sumarizar e organizar os dados obtidos através de análises estatísticas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA GABRIELA AFONSO; LUIZ HENRIQUE ARROYO; AMANDA ADABO GASTALDI; ANA CAROLINA BELMONTE ASSALIN; MELLINA YAMAMURA; FERNANDA BERCHELLI GIRÃO. Estratégias de ensino e aprendizagem na Terapia Enteral domiciliar: ganhos de conhecimentos percebidos por cuidadores. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 31, . (19/15536-0)
AFONSO, MARIA GABRIELA; ARROYO, LUIZ HENRIQUE; GASTALDI, AMANDA ADABO; ASSALIN, ANA CAROLINA BELMONTE; YAMAMURA, MELLINA; GIRAO, FERNANDA BERCHELLI. Teaching and learning strategies in Home Enteral Nutritional Therapy: Knowledge gains perceived by caregivers*. REVISTA LATINO-AMERICANA DE ENFERMAGEM, v. 31, p. 11-pg., . (19/15536-0)