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Assédio moral e resiliência na formação médica: um estudo com graduandos do primeiro ano

Processo: 19/13088-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2019
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Thiago Marques Fidalgo
Beneficiário:Marcelo Gonçalves de Lima
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Resiliência psicológica   Depressão   Ansiedade   Assédio moral   Prevalência   Estudantes de medicina   Coleta de dados   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade | assédio moral | depressão | Formação Médica | resiliência | Psiquiatria

Resumo

O assédio moral - problema mundial e enraizado na cultura médica - tem um impacto negativo na formação médica. A resiliência, por outro lado, trata-se de uma competência protetora frente às situações adversas, inclusive de assédio. Embora sejam temas relevantes na literatura científica internacional, existem poucos estudos no Brasil sobre assédio moral e resiliência na formação médica. O objetivo deste estudo é, assim, obter dados a respeito destes importantes temas que se inserem no campo da saúde e da formação ético-profissional do estudante de medicina. Foi realizada uma coleta de dados com estudantes que matricularam no primeiro ano da Escola Paulista de Medicina- Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) em março de 2019 (T0-2019). Estes mesmos graduandos serão convidados a responder um questionário de follow-up no sétimo mês de graduação (T1) e a primeira etapa será repetida na matrícula dos estudantes que ingressarem em 2020 (T0-2020). Desse modo, serão avaliados indicadores de saúde mental (depressão/ansiedade) e resiliência dos estudantes, avaliando a possível associação entre esses fatores e a prevalência/incidência de assédio moral. Esperamos com este estudo conhecer a prevalência de assédio moral encontrado em momentos prévios de vida do estudante e a incidência de assédio moral ao longo do primeiro ano da graduação em medicina. Com isso, espera-se obter subsídios para o desenvolvimento de estratégias preventivas e interventivas. (AU)

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