Busca avançada
Ano de início
Entree

Inativação do Pythium insidiosum com gás rico em ozônio: efeito de dose e tempo de exposição

Processo: 19/15532-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2020
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Jair Camargo Ferreira
Beneficiário:Viviani Silva Rodrigues
Instituição-sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Ozonioterapia   Anti-infecciosos   Equinos   Pitiose   Pythium insidiosum   Microscopia eletrônica de varredura

Resumo

O objetivo do presente estudo é descrever o efeito da dose do gás ozônio (O3) e do tempo de exposição à ozonioterapia sobre a viabilidade do Pythium insidiosum isolado de equinos. No Experimento 1, alíquotas pré-cultivadas do patógeno serão divididas em quatro grupos de acordo com a concentração de O3 a ser utilizada: 72, 52, 32 ou 0 ¼g O3 mL-1 (n=5 alíquotas/grupo). As alíquotas serão expostas aos respectivos tratamentos durante 30 minutos. No Experimento 2, alíquotas adicionais do patógeno serão divididas em três grupos de acordo com o tempo de exposição ao gás O3 (72 ¼g O3 mL-1): 05, 15 ou 30 minutos. Adicionalmente, o efeito de tempo de exposição também será avaliado para doses de O3 menores (52 e/ou 32 ¼g O3 mL-1) que se mostrarem efetivas para inativação do P. insidiosum no Experimento 1. Em ambos os experimentos, os tratamentos serão realizados a cada 24 horas durante três dias consecutivos. Ao término do terceiro tratamento, todas as alíquotas serão incubadas a 35 °C durante quatro semanas. Os parâmetros a serem avaliados ao longo do período pós-tratamento são: a) taxa de crescimento do microrganismo, b) ação germicida/germistática da ozonioterapia, e c) alterações na arquitetura de superfície do P. insidiosum. Nossos achados darão suporte para futuros estudos que visem o tratamento da pitiose em espécies diversas, incluindo humanos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, JAIR CAMARGO; PIRES, REGINA HELENA; DA COSTA, GUILHERME BARBOSA; CARRIJO, BRUNA NONATO; GUIOTTO, FRANCINE GABRIELA; RODRIGUES, VIVIANI SILVA. The In Vitro Effect of Ozone Therapy Against Equine Pythium insidiosum. Journal of Equine Veterinary Science, v. 98, MAR 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.