Busca avançada
Ano de início
Entree

A satisfação acadêmica de estudantes no ensino superior: a UNESP em questão

Processo: 19/18946-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Andreia Osti
Beneficiário:Beatriz Marsili Chico
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade da educação   Bem-estar   Satisfação   Estudantes universitários   Ensino superior   Universidades   Pesquisa aplicada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adaptação acadêmica | bem-estar psicológico | desempenho acadêmico | Insatisfação | satisfação | Universidade | Adaptação acadêmica

Resumo

O presente projeto de pesquisa se dedica a realizar uma investigação de caráter quantitativo sobre a temática da Satisfação Acadêmica no ensino superior visando identificar quais fatores que envolvem a satisfação ou insatisfação dos discentes com a vida acadêmica e quais motivos corroboram para a permanência ou abandono de estudantes universitários. Essa temática surge como interesse de pesquisa uma vez que, tanto nacional quanto internacionalmente, tem-se constatado o aumento no número de estudantes no Ensino Superior e um interesse crescente dos investigadores sobre a adaptação acadêmica dos graduandos acerca do sucesso acadêmico. Irão participar da pesquisa 100 estudantes da graduação das áreas de Humanas, Exatas e Biológicas com o intuito de conhecer quais são as causas que envolvem a satisfação e a insatisfação desses alunos com a vida acadêmica, especificamente em relação a seis dimensões, são elas: recursos financeiros, profissão, interpessoal (amigos), institucional, ensino e aprendizagem/rendimento. A coleta desta pesquisa limita-se aos estudantes da UNESP - Universidade Estadual Paulista - campus de Rio Claro. Metodologicamente será aplicada uma escala de satisfação acadêmica, desenvolvida numa pesquisa maior entre Brasil e Portugal. Espera-se com essa pesquisa contribuir para o reconhecimento dos fatores que interferem na satisfação dos estudantes no ambiente educacional, auxiliando no planejamento de ações, programas e serviços de atendimento aos estudantes, bem como possibilitar a criação de estratégias dentro da própria instituição para melhorar as condições ofertadas aos discentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)