Busca avançada
Ano de início
Entree

Satisfação com a experiência acadêmica de estudantes de farmácia

Processo: 19/18163-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Juliana Alvares Duarte Bonini Campos
Beneficiário:Júlia Lucio Bueno
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde ocupacional   Esgotamento profissional   Estudantes de farmácia   Satisfação (comportamento)   Envolvimento   Estudo observacional

Resumo

Objetivo: I. avaliar as propriedades psicométricas da Escala de Satisfação com a experiência acadêmica quando aplicadas a estudantes do curso de Farmácia, II. estimar a satisfação com a experiência acadêmica dos estudantes e III. estimar o impacto do envolvimento escolar e da síndrome de burnout na satisfação com a experiência acadêmica dos estudantes. Métodos: Trata de estudo observacional com delineamento amostral não-probabilístico. Serão convidados a participar os estudantes matriculados no curso de graduação em Farmácia de uma instituição pública de ensino do Estado de São Paulo. O tamanho mínimo da amostra foi estimado em 240 sujeitos. Para caracterização da amostra serão levantadas informações como sexo, idade, ano do curso, período do curso (integral, noturno), atividade laboral concomitante aos estudos (não, sim) e nível econômico. Para estimar a satisfação acadêmica será utilizada a Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica (ESEA). A síndrome de Burnout será avaliada utilizando o Inventário de Burnout de Copenhagen (CBI-S). O envolvimento escolar será estimado utilizando o Inventário de envolvimento de estudantes universitários (USEI). As propriedades psicométricas dos instrumentos ajustados à amostra serão estimadas por meio de análise confirmatória (AFC) utilizando os índices c2/df, CFI, TLI e RMSEA. As validades convergente e discriminante e a confiabilidade serão estimadas. Será elaborado modelo de equações estruturais para verificar o impacto do envolvimento escolar e da síndrome de burnout na satisfação com a experiência acadêmica dos estudantes. As trajetórias hipoteticamente causais (²) serão avaliadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)