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Efeito do exercício físico, contínuo ou intervalado, sobre a memória de ratos jovens alimentados com frutose

Processo: 19/17899-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Camila de Moraes
Beneficiário:Larissa Stephanie do Nascimento Amorim
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Exercício físico   Treinamento físico intervalado de alta intensidade   Consumo de alimentos   Açúcares   Frutose   Memória   Avaliação terapêutica   Modelos animais de doenças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:exercício físico | frutose | memória | Exercício físico e saúde

Resumo

O aumento exponencial do consumo de alimentos com alto teor de açúcar e gordura parece influenciar negativamente a função cognitiva. Recentemente, os efeitos benéficos do exercício físico aeróbio contínuo sobre a função cognitiva, mais especificamente sobre a memória, tem sido demonstrado quando se compara indivíduos treinados a seus pares sedentários. Entretanto, não existem estudos que investigaram o efeito do exercício intervalado sobre a função cognitiva e, tampouco, estudos que compararam os efeitos obtidos por diferentes métodos de treinamento, neste caso, método contínuo e método intervalado. Além disso, ainda são escassos os estudos que investigaram o papel do exercício físico na função cognitiva de indivíduos submetidos à dieta inadequada. Assim, o objetivo do estudo é avaliar a eficácia terapêutica de dois diferentes métodos de treinamento físico (contínuo e intervalado), realizado três vezes por semana, sobre a memória de curto e de longo prazo em animais alimentados com solução de frutose. Caso seja comprovada a eficácia do exercício físico, será investigado o mecanismo local (neurogênese, apoptose hipocampal, angiogênese e neuroinflamação) que poderia estar envolvido nesta resposta. (AU)

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