Busca avançada
Ano de início
Entree

Curso de jornalismo científico neuromat: uma proposta de aprendizagem colaborativa

Processo: 20/06512-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2020
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2021
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Fernando Jorge da Paixão Filho
Beneficiário:Miréia Arruda Figueiredo
Instituição Sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: World Federation of Science Journalists, Canadá  
Vinculado ao auxílio:13/07699-0 - Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática - NeuroMat, AP.CEPID
Assunto(s):Jornalismo científico   Cultura científica   Ciência aberta   Multimeios
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Colaborativa | Ciência aberta | Cultura Científica | Jornalismo Científico | Audiovisual

Resumo

A orientação teórica deste projeto é perceber sobre quais bases se estrutura o jornalismo científico no Brasil e de que maneira ele pode se relacionar com os conceitos de ciência aberta e educação colaborativa. Reconhecendo a ciência como um tema que deve ser discutido publicamente e o jornalismo como ferramenta para a divulgação de ideias e formação de opinião, pretende-se, dessa forma, dar continuidade à elaboração do curso de introdução ao jornalismo científico iniciado pelo CEPID NeuroMat em 2017. Nesse sentido, atende-se aos anseios da FAPESP de potencializar os espaços de formação dos comunicadores de ciência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)