Busca avançada
Ano de início
Entree

A articulação de aspectos científicos, sociais, econômicos e ambientais em uma sequência didática sobre os impactos da mineração no Brasil

Processo: 19/25115-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2020
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Marcelo Giordan Santos
Beneficiário:Emmanuela Gracina Florian Marques
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de química   Mineração   Meio ambiente   Sociedade   Economia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:mineracao | Questões sociocientíficas | Sequência Didática | Ensino de química

Resumo

O ensino de ciências pautado na abordagem CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente) propõe um olhar multifacetado para os fenômenos estudados no âmbito da ciência. Portanto, as relações entre o conhecimento científico e suas implicações no meio ambiente, tecnologia e sociedade devem ser discutidas dentro da sala de aula. Dentro dessa perspectiva, o uso de questões sociocientíficas (QSC) tem trazido grandes contribuições para o desenvolvimento de estratégias que possibilitam, aos docentes, atrelar os conteúdos específicos das ciências com aspectos políticos, sociais, econômicos e ambientais do tema estudado. Entre 2015 e 2019, duas barragens com uma enorme quantidade de rejeitos de minério se romperam, no estado de Minas Gerais, deixando inúmeros mortos ou feridos e uma grande destruição ao meio ambiente. Compreender os impactos causados por esses desastres vai além de seu conhecimento científico, pois suas consequências atingem diferentes esferas socioeconômicas e ambientais. Nesse sentido, nossa proposta é elaborar uma sequência didática (SD) que discuta, por meio de uma abordagem atrelada aos conteúdos de química, as principais implicações sociais, econômicas e ambientais dos impactos causados pela mineração no Brasil e, posteriormente, analisar como a problematização influencia na dinâmica das interações discursivas estabelecidas pelo docente para conduzir a SD. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Emmanuela Gracina Florian. A articulação de aspectos científicos, sociais, econômicos e ambientais em uma sequência didática sobre os impactos da mineração no Brasil. 2023. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.