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Comunicação para a paz e educação para o desenvolvimento sustentável: a Agenda 2030 nas universidades

Processo: 20/07682-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2021
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Raquel Cabral
Beneficiário:Isadora Sonego Pinhabe
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)   Educação para o desenvolvimento sustentável   Desenvolvimento sustentável   Comunicação e divulgação científica   Agenda 2030   Instituições de ensino superior   Análise de conteúdo   Material didático   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agenda 2030 | Comunicação para Paz | educação para o desenvolvimento sustentável | Ensino Superior | estudos para a paz | Comunicação para a Paz e Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Resumo

O presente trabalho busca estudar e analisar o alinhamento do ensino superior com a Agenda 2030, avaliando o caso específico da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" por meio da iniciativa Rede Universidades 2030, bem como compreender o contexto global desse alinhamento. A pesquisa também deseja entender as estratégias da UNESCO no Brasil focadas na divulgação do conceito e de ações voltadas à Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), do ponto de vista das teorias da comunicação para a paz. Primeiramente, será feita uma pesquisa exploratória no campo dos Peace Studies e abrangendo as demais temáticas para mapear o referencial teórico e levantar material de análise, tanto dos planos de ensino da graduação como das estratégias de comunicação da UNESCO. Também realizaremos entrevistas com gestores, indivíduos influentes no assunto e pessoas que são afetadas por ele. No segundo momento, a pesquisa descritiva será pautada pela análise de conteúdo do material coletado, por meio de categorias definidas com base nas entrevistas e no referencial teórico. O estudo permitirá refletir sobre o papel do ensino superior na concretização da cultura de paz e do desenvolvimento sustentável mediante alinhamento com a Agenda 2030.

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