Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um novo modelo para representação de linhas de transmissão polifásicas em programas para cálculo de transitórios eletromagnéticos no domínio do tempo (EMT)

Processo: 19/20311-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2020
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2024
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Maria Cristina Dias Tavares
Beneficiário:Thassio Matias Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/11726-9 - Solução de problemas de oscilações numéricas no VFDLM e aplicação de computação paralela, BE.EP.DR
Assunto(s):Transitórios eletromagnéticos   Linhas de transmissão de energia elétrica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corona Effect | Digital simulations | Electromagnetic transients | Overvoltages | Transmission lines | Transitórios eletromagnéticos

Resumo

O presente projeto de pesquisa é apresentado por Thassio Matias Pereira, aluno regular do curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), junto ao Departamento de Sistemas de Energia, sob a orientação da Profª. Dra. Maria Cristina Dias Tavares. O projeto de pesquisa consiste no desenvolvimento de novo modelo para representação de linhas de transmissão em programas para simulação de transitórios eletromagnéticos no domínio do tempo (EMT), o qual permitirá a representação do efeito corona e da dependência da frequência em linhas de transmissão polifásicas. O efeito corona é um fenômeno comumente observado durante a ocorrência de sobretensões em linhas de transmissão aéreas, e ocorre quando o campo elétrico na superfície do condutor ultrapassada o limite disruptivo do ar. Este fenômeno assume um papel predominante na atenuação e distorção das sobretensões transitórias, e representá-lo adequadamente nas simulações computacionais é extremamente importante para obtenção de resultados precisos e confiáveis. Nessas circunstâncias, esta pesquisa estará voltada para o desenvolvimento de um novo modelo de linha aplicável a programas EMT, de modo a representar o fenômeno de propagação de ondas, a variação dos parâmetros longitudinais com a frequência e o efeito corona diretamente nas equações que descrevem o comportamento das linhas de transmissão. Ademais, este modelo permitirá que o efeito corona seja representado como um parâmetro distribuído, além de permitir a representação da variação no acoplamento capacitivo entre as fases da linha. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, THASSIO MATIAS; TAVARES, MARIA CRISTINA. A New Approach to Represent the Corona Effect and Frequency-Dependent Transmission Line Models in EMT-Type Programs. IEEE Transactions on Power Delivery, v. 37, n. 6, p. 10-pg., . (19/20311-7)
PEREIRA, T. M.; ALIPIO, R.; TAVARES, M. C.. Analysis of overvoltages across line insulator strings considering the ground-wire and phase conductors corona✰. Electric Power Systems Research, v. 223, p. 7-pg., . (22/01896-7, 19/20311-7)
PEREIRA, T. M.; ACOSTA, J. S.; SANTIAGO, J. A.; TAVARES, M. C.. Overvoltages due to line faults on a HWL transmission line: Corona effect and mitigation techniques. Electric Power Systems Research, v. 224, p. 7-pg., . (22/01896-7, 19/20311-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.