Busca avançada
Ano de início
Entree

O instagram como dispositivo de construção do mercado fitness: a contribuição da Sociologia econômica

Processo: 20/03478-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Chaves Jardim
Beneficiário:Luana Estela di Pires
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia econômica   Mídias sociais   Aplicativos móveis   Fotografia   Grupos sociais   Atividade física   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:construção social dos mercados | Fotografia | Instagram | redes sociais | sociologia econômica | sociologia econômica

Resumo

As redes sociais conseguiram construir novas relações sociais de poder, atreladas também à um novo mercado econômico. O fenômeno dos influencers - pessoas que angariaram status de celebridade dentro dos aplicativos - começou a movimentar um mercado online a partir de suas postagens fotográficas, ao combinar sua intimidade com o patrocínio das empresas, exibindo marcas e propagandas dentro de seus perfis pessoais. O presente projeto busca investigar as novas formas de mercado dentro das redes sociais no Brasil, utilizando o aplicativo de fotografia Instagram como objeto de análise geral e tendo como recorte empírico os produtos fitness. Em termos metodológicos, iremos realizar uma imersão na rede social Instagram, além de entrevistar influencers, analisando o marco jurídico do setor.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)