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Identificação de Padrões Emocionais segundos Sinais Neurais e Fisiológicos em Testes de Conceito de Produtos e Propagandas

Processo: 20/11153-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2022
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Renan Schiavolin Recio
Beneficiário:Tayna de Oliveira Lopes
CNAE: Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
Pesquisas de mercado e de opinião pública
Vinculado ao auxílio:19/22602-9 - Identificação de padrões emocionais segundo sinais neurais e fisiológicos em testes de conceito de produtos e propagandas, AP.PIPE
Assunto(s):Aprendizado computacional   Emoções   Neurociências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizado de Máquina | Emoções | Neurociência | pesquisa de mercado e análise de propagandas | Neurociência aplicada em pesquisa de mercado

Resumo

Estudar características comportamentais e opiniões dos potenciais clientes é essencial para desenvolver melhores produtos e serviços, e elaborar estratégias de marketing e comunicação mais eficazes. Um tipo de pesquisa de mercado tradicional em testes de conceito de produtos e propagandas é pela aplicação de questionários declarativos. Apesar dessa técnica trazer resultados importantes para a avaliação do cenário de aceitação e sucesso de um produto ou propaganda, é discutível se essa técnica consegue captar informações não declarativas relevantes, que interferem na tomada de decisão do público-alvo. A tomada de decisão é um dos componentes cognitivos mais importantes de ser avaliado na pesquisa de mercado e é afetada por diversos aspectos, como atenção, memória e emoção. A emoção, por sua vez, vem ganhando maior destaque na pesquisa de mercado, porém, visto que pode ser um aspecto não-declarativo, é difícil de ser captado pelas pesquisas de mercado tradicionais. As pessoas podem não conseguir colocar em palavras o que sentem, ou desejam esconder alguns sentimentos por vergonha e medo diante a um pesquisador. Portanto, pretendemos utilizar técnicas em neurociência para avaliar estados emocionais latentes diante de um teste de conceito de produto e propaganda. No presente trabalho, desenvolveremos classificadores computacionais que utilizam expressões faciais para identificar estados emocionais das pessoa ao verem determinado produto ou propaganda.

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