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Estudo do impacto de estratégias de avaliação na aprendizagem dos alunos de medicina

Processo: 20/14084-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2020
Data de Término da vigência: 05 de janeiro de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Dario Cecilio Fernandes
Beneficiário:Rodrigo Almeida Bastos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/15642-1 - Estudo do impacto de estratégias de avaliação na aprendizagem dos alunos de medicina, AP.JP
Assunto(s):Aprendizagem   Educação médica   Estudantes de medicina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Clínica Médica | Educação Médica | Estudantes de Medicina | Ensino em Saúde

Resumo

A avaliação na medicina vem se tornando cada vez mais complexa, principalmente com a implementação do ensino baseado em competências ao redor do mundo e no Brasil, especialmente, após a mudança nas Diretrizes Nacionais curriculares, com a inclusão do ensino de competências. O aumento da complexidade da avaliação ocorre em paralelo ao reconhecimento da necessidade de se aferir não só o conhecimento teórico do estudante adquirido durante o curso, mas também suas competências, habilidades e comportamento profissional. Para responder a esta demanda, nos últimos anos, as pesquisas em avaliação médica vêm focando na criação de novos métodos de avaliação, assim como na sua aplicabilidade. Esses novos métodos levam em consideração o impacto da avaliação na aprendizagem do aluno, sendo que a título exemplificativo pode-se citar a inclusão do feedback como parte do processo de avaliação. Ademais, os métodos acima citados visam, ainda, possibilitar a formação de médicos competentes que além de cuidarem de seus pacientes, serão capazes de contribuir para o funcionamento do sistema de saúde em que estão insertos. De forma mais direta, a avaliação impacta o comportamento do aluno enquanto discente, norteando-o sobre o que, como, quando e com que frequência estudará. Portanto, constata-se que a avaliação tem papel primordial na aprendizagem dos alunos. Para investigar como a avaliação influência a aprendizagem dos alunos de medicina, serão propostos 3 subprojetos. O primeiro subprojeto visa otimizar a avaliação de conhecimentos por meio da investigação dos processos cognitivos. O segundo subprojeto visa investigar o efeito do espaçamento e da testagem, assim como a combinação de ambos os efeitos, na aprendizagem dos alunos. O terceiro subprojeto, investigará as propriedades psicométricas de uma avaliação 360 graus na disciplina de Emergência Médica. Com esses subprojetos espera-se uma melhor compreensão do impacto da avaliação na aprendizagem do aluno de medicina.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BASTOS, RODRIGO ALMEIDA; CARVALHO, DANIELLE RACHEL DOS SANTOS; BRANDAO, CAROLINA FELIPE SOARES; BERGAMASCO, ELLEN CRISTINA; SANDARS, JOHN; CECILIO-FERNANDES, DARIO. olutions, enablers and barriers to online learning in clinical medical education during the first year of the Covid19 pandemic: A rapid revie. MEDICAL TEACHER, v. 44, n. 2, . (20/04909-7, 20/14084-5, 20/07132-3, 18/15642-1)