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Desenvolvimento de plataforma digital de gestão de qualidade para laboratórios com base na metodologia CG Lab

Processo: 20/14246-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2023
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Maria Beatriz Calderan Rodrigues Bonassi
Beneficiário:Vivian Cristina Pietrobon Orsolini
CNAE: Atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente
Vinculado ao auxílio:19/19641-2 - Desenvolvimento de plataforma digital de gestão de qualidade para laboratórios com base na metodologia cg lab, AP.PIPE
Assunto(s):Certificação de qualidade   Controle da qualidade   Normas ISO   Gestão de qualidade   Desenvolvimento de software   Plataformas digitais   Laboratórios
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Iso 17025:2017 | Laboratório | metodologia | Sistemas de Gestão | software | Universidade | 9.01.99.00-6

Resumo

Cada vez mais as necessidades do mercado, as exigências das entidades governamentais e a busca por maior confiabilidade dos resultados levam os laboratórios de ensaio e calibração a adotarem Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) específicos. Essa realidade também é observada no ambiente acadêmico, onde se nota o interesse dos laboratórios em firmar parcerias com empresas e instituições para desenvolvimento de produtos de inovação comerciáveis. Tanto do ponto de vista tecnológico como financeiro, soluções inovadoras e acessíveis que colaborem com a adoção de um sistema de gestão eficaz e eficiente no ambiente acadêmico são cada vez mais necessárias, especialmente no Brasil onde os laboratórios dependem de investimentos para manutenção de suas pesquisas. O ambiente acadêmico possui demandas diversas, com requisitos específicos, uma vez que a maioria dos laboratórios universitários realizam pesquisas científicas com diferentes alunos de graduação e pós-graduação, não necessariamente prestam serviços a clientes com comercialização de produtos e não operam como empresas. Além do mais, a maioria dos laboratórios acadêmicos não dispõe de recursos financeiros para implementar um SGQ e se acreditar pela ISO 17025:2017. Por isso a necessidade de se desenvolver uma metodologia própria, baseada na norma supra, que se adapte à realidade da universidade, é essencial e inovadora. Sendo assim, na Fase 1 foi elaborada uma metodologia para agregar a realidade dos laboratórios de universidades, bem como outras normas e legislações a fim de facilitar a gestão do professor. Ainda, inclui-se indicadores para mensurar a qualidade das pesquisas nas instituições e nortear as decisões a serem tomadas para um melhor desempenho dos alunos e das pesquisas. Agora, na Fase 2, este projeto visa ao desenvolvimento de um software, a fim de trazer resultados confiáveis e facilitar o gerenciamento do ambiente laboratorial pelos docentes. Avaliando o estado da arte do assunto em voga, com base na revisão de literatura realizada, verifica-se que os estudos sobre SGQ desenvolvidos até o momento estão voltados para laboratórios de empresas privadas, em sua maioria. Os softwares identificados nas referências bibliográficas em teses e dissertações não estão destinados a gerir exclusivamente laboratórios acadêmicos e não apresentam o enfoque buscado neste projeto, ou seja, uma metodologia adaptada a esse universo e com um sistema integrado de gestão crítica e analítica. Dessa forma, um sistema de gestão para laboratórios universitários é inédito. Doutro turno, em consulta ao NCBI, os artigos científicos a partir de 2015 já demonstram uma preocupação desde o estabelecimento dos padrões até o cálculo de incerteza dos resultados, garantindo a acurácia dos mesmos. Como resultado, espera-se uma correspondente solução tecnológica (software) para o gerenciamento laboratorial de forma organizada. Atualmente não há no mercado um modelo comerciável de SGQ e software voltados especificamente para laboratórios universitários. O impacto do projeto é a gestão de dados científicos, recursos humanos e materiais de forma mais eficiente do que vem sendo realizado, graças ao sistema de gestão que foi elaborado. Dessa forma, o projeto em questão é pioneiro neste segmento, permitindo que as universidades possam competir no mercado com integridade científica e obter investidores, principalmente num cenário de crise na ciência e de investimentos em PD&I.

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