Busca avançada
Ano de início
Entree

Os efeitos das exportações e importações chinesas sobre o peso ao nascer das crianças brasileiras

Processo: 20/16326-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2021
Data de Término da vigência: 31 de março de 2022
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia dos Recursos Humanos
Pesquisador responsável:Naercio Aquino Menezes Filho
Beneficiário:Luca Moreno Louzada
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comércio internacional   Força de trabalho   China   Peso ao nascer   Renda familiar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:China | Development | early childhood development | labour markets | Trade | Desenvolvimento

Resumo

O objetivo desse projeto é identificar os efeitos das importações de produtos chineses e das exportações brasileiras para a China sobre o peso ao nascer das crianças brasileiras. Estudos anteriores mostraram que o comércio internacional com a China afeta o mercado de trabalho de maneira significativa em diversos países, inclusive no Brasil. As importações têm efeitos negativos sobre os salários e as exportações, principalmente de commodities, têm efeito positivo. Pretendemos explorar as diferenças a nível microrregional a depender da participação relativa da força de trabalho local em cada setor exportador e importador. Avaliaremos o impacto desse comércio no peso das crianças ao nascer, seguindo a literatura que mostra os efeitos adversos de choques na renda familiar durante a gravidez nas condições de nascimento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORENO-LOUZADA, LUCA; MENEZES-FILHO, NAERCIO. The relationship between staying at home during the pandemic and the number of conceptions: A national panel data analysis. PLoS One, v. 18, n. 8, p. 16-pg., . (20/16326-6)