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Contar ao presente, velar o passado: o genocídio ruandês na literatura de Scholastique Mukasonga e sua importância no ensino de História

Processo: 21/00383-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2021
Data de Término da vigência: 15 de maio de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Maria Cristina Cortez Wissenbach
Beneficiário:Adriana Gomes Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura   Ensino de história   Ruanda   Genocídio   Testemunho   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino | Genocídio | Literatura | Ruanda | Testemunho | História da África, História e Literatura

Resumo

Nesta Iniciação Científica, busca-se investigar os diálogos entre História e Literatura, e refletir sobre as possibilidades da obra literária de Scholastique Mukasonga, Baratas (2018), como instrumento pedagógico no ensino de História na Educação Básica Brasileira. Propõe-se um exercício analítico da narrativa ficcional, que tem como narradora uma sobrevivente do genocídio de Ruanda em 1994 e revela um considerável teor testemunhal. Entende-se que temáticas escolares que tratam de acontecimentos históricos traumáticos exigem recursos pedagógicos e abordagens de ensino que humanizem sua compreensão, algo que a literatura possibilita. Estuda-se também áreas que concernem ao tema, tais como Pedagogia, Antropologia e Psicologia da Educação. (AU)

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