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Educação ambiental sintrópica em escolas públicas do interior de São Paulo: uma proposta de pesquisa-ação e estímulo ao voluntariado por meio das temáticas da Educação em Saúde, da Segurança Alimentar e Nutricional e da Ciência-Cidadã

Processo: 21/02317-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2021
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Spazziani
Beneficiário:Maria Silvana Carraro Jorge
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/05701-3 - Educação ambiental sintrópica em escolas públicas do interior de São Paulo: uma proposta de pesquisa-ação e estímulo ao voluntariado por meio das temáticas da educação em saúde, da segurança alimentar e nutricional e da ciência-cidadã, AP.EP
Assunto(s):Educação ambiental   Educação científica   Educação para cidadania   Formação de professores   Responsabilidade socioambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciência cidadã | Educação Ambiental | Formação de Alunos | Formação de Professores | Saúde Ambiental | Segurança Alimentar e Nutricional | Educação Ambiental

Resumo

A ideia é desenvolver um programa de formação em Educação Ambiental sintrópica - em que a reconstrução da realidade ambiental passa pela desconstrução de paradigmas dominantes e promoção de diálogos produtivos entre as várias ciências, na busca de uma análise da dinâmica dos sistemas ambientais - envolvendo as seguintes temáticas: Educação em Saúde; Segurança Alimentar e Nutricional; e Ciência-Cidadã. Leva-se em conta que o homem é um ser reflexivo e, por meio de processos educativos interativos, ele refletirá profundamente sobre suas ações e as dos outros, suas consequências e os rumos que podem ser tomados. Assim, pretende-se analisar a contribuição do processo educativo socioambiental na transformação da relação ser humano, natureza e sociedade, e seus reflexos na qualidade da formação e da atuação escolar e sócio-afetiva dos estudantes e docentes das escolas públicas participantes, assim como dos acadêmicos envolvidos. O processo da pesquisa, fundamentado na pesquisa-ação inclui análise do contexto, do processo e das perspectivas de futuro envolvendo: a) os lugares de realização da formação; b) os sujeitos; c) os processos formativos; d) os produtos produzidos; e) o engajamento dos sujeitos. Teremos como instrumentos da investigação-ação: a) Roteiros de diagnósticos; b) Projeto Político-Pedagógico; c) Roteiros de observações e entrevistas com os sujeitos diretamente envolvidos; d) Projetos e produtos das intervenções realizadas pelos sujeitos; e) Entrevistas com gestores e representantes de entidades dos municípios envolvidos. O método da Análise de Conteúdo, descrita por Bardin (2016), dos dados oriundos da pesquisa documental, das observações e das entrevistas possibilitará revelar a qualidade e a validade dos resultados alcançados.

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