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Difusão científica contextualizada em ensino de saúde

Processo: 21/03506-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2021
Data de Término da vigência: 22 de maio de 2022
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Fernando de Queiroz Cunha
Beneficiário:Isabella Cristina Alves Gomes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/08216-2 - CPDI - Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias, AP.CEPID
Assunto(s):Comunicação e divulgação científica   Comunicação científica   Divulgação científica   Educação em saúde   Doenças inflamatórias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Difusão científica | Ensino em Saúde | Ensino e difusão de farmacologia

Resumo

As doenças inflamatórias afetam mais de 10% da população mundial: são uma das principais causas de morbidade e mortalidade, refletindo em impactos de ordem socioeconômica. A relevância da temática é proporcional ao interesse despertado, tanto na comunidade científica como na não-científica. Neste contexto, o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), reconhece a importância de criar uma interface de comunicação para com a sociedade. Por meio de sua frente Educação e Disseminação de Conhecimento, tem atuado na comunicação dos resultados e da expertise desenvolvida na temática, disseminando tais informações tanto em canais acadêmicos e não acadêmicos. As ações desenvolvidas têm como ponto focal às doenças inflamatórias e, por meio de ações e parceiros interdisciplinares, expande-se para outros campos do saber, como o letramento científico, combate a fakenews e saúde em geral. Mantendo-se a continuidade das ações existentes, bem como a ampliação do portfólio, o objetivo geral deste plano de trabalho é o desenvolvimento de abordagens para comunicação dos resultados científicos alcançados por este centro de pesquisa, bem como a tradução destes para linguagem apropriada ao entendimento do público leigo. O plano de trabalho será desenvolvido com base em abordagens da comunicação e difusão científica, bem como da educomunicação. As ações do plano de trabalho encontram-se alicerçadas em três eixos principais: I) Abordagem da Comunidade Científica, II) Ao público em geral e III) Aos alunos de ensino fundamental e médio. Espera-se que os resultados alcançados possam refletir no aumento do alcance das ações de difusão do centro, sendo possível metrificar tais resultados por meio de indicadores como o número de interações nas redes sociais, a quantidade de participantes nos eventos/ações e os feedbacks qualitativos sobre as ações.

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