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Vigilância e ações na saúde do trabalhador e trabalhadora no contexto do agronegócio na região oeste no estado de São Paulo

Processo: 21/06244-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2021
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2022
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Acordo de Cooperação: ANR
Pesquisador responsável:Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela
Beneficiário:Ana Caroline Ferreira Alves
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/13525-0 - Inovação e transformação da atividade de prevenção de riscos profissionais - ITAPAR, AP.TEM
Assunto(s):Saúde do trabalhador   Vigilância em saúde do trabalhador   Segurança do trabalho   Acidentes de trabalho   Prevenção de acidentes   Inovação   Agronegócio   Centro-Oeste paulista   São Paulo   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atividade de prevenção de riscos profissionais | Ergonomia da Atividade | Inovação | laboratório de mudança | Saúde do Trabalhador | Saúde do trabalhador

Resumo

Esta proposta está enraizada no contexto da importância dos acidentes de trabalho no Brasil e da estagnação na França. Entendemos a prevenção como uma atividade coletiva realizada ao longo do tempo, do espaço e de múltiplos parceiros. A atividade de prevenção pode ser conceituada como uma orquestração parcialmente improvisada de atuação colaborativa (Engeström 2008). Ela pode ser abordada em três níveis: 1) uma rede de vigilância da saúde e segurança dos trabalhadores desenvolvida por órgãos públicos; 2) a atividade coletiva de prevenção de lesões/doenças relacionadas ao trabalho; 3) a autoproteção dos trabalhadores. Esta investigação tem por objetivo: 1) compreender a atividade coletiva de prevenção nesses três níveis; 2) identificar áreas potenciais para o desenvolvimento dessa atividade; 3) apoiar a inovação nessa atividade coletiva de prevenção, mobilizando Laboratórios de Mudança (Virkkkunen & Schaupp 2008) e métodos de simulação da pedagogia crítica (Freire, 1970). Este trabalho será realizado no Brasil e na França permitindo comparar e melhorar a atividade de prevenção em ambos os países.

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