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Corpos além dos fenômenos: o vínculo substancial e substância composta em Leibniz

Processo: 21/04467-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Tessa Moura Lacerda
Beneficiário:Beatriz Cardoso Silveira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História do Século XVIII   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:corpos | Fenômenos | substância composta | vínculo substancial | História da Filosofia Moderna

Resumo

Este trabalho tem intenção de analisar como a filosofia de Leibniz passa a considerar os corpos como substâncias a partir do questionamento sobre a transubstanciação levantado por Pe. Des Bosses na correspondência que mantiveram no início do século XVIII (1704-1716). Inferimos que ao propor uma solução ao problema do dogma católico a partir dos dados de sua própria metafísica, Leibniz também dissolve um entrave de seu próprio pensamento filosófico: a substancialidade dos corpos. A abordagem filosófica da transubstanciação possibilita a definição do domínio ontológico das substâncias compostas por meio da noção de vinculum substantiale, fator responsável pela substancialização de um agregado para a constituição do unum per se. Essa consideração a respeito da realidade dos corpos afasta-os da simples esfera fenomenológica e as cartas reiteram a existência objetiva dos corpos para além da subjetividade de quem os observa. Para a efetivação do projeto, julgamos necessário fazer a tradução das respostas de Leibniz a Des Bosses, tendo como base o livro L'être et la Relation (1999) de Christiane Frémont em francês e The Yale Series (2007) de Brandon C. Look e Donald Rutherford que conta com o texto latino e a tradução em língua inglesa. Em seguida, analisar os textos de Leibniz para indicar como a questão da transubstanciação é acolhida por sua metafísica. Por último, procurar expor a resolução proposta por ele a respeito do problema da Eucaristia e consequentemente da realidade dos corpos. (AU)

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