Busca avançada
Ano de início
Entree

A corporeidade dos bebês: interações e descobertas pela dança

Processo: 21/07918-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Fernanda Rossi
Beneficiário:Amanda Paulino Rossini
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Ensino e aprendizagem   Fenomenologia   Dança   Corporeidade   Bebês   Pesquisa-ação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bebês | Corporeidade | dança | Educação Infantil | Fenomenologia da Infância | Educação Infantil

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo central analisar e desenvolver processos pedagógicos com a dança no berçário, com bebês entre seis e 22 meses, em uma escola municipal de Educação Infantil. Como objetivos específicos, busca-se: a) identificar a presença da dança no berçário e como é desenvolvido o trabalho pedagógico desta expressão corporal com os bebês; e b) desenvolver um trabalho pedagógico com a dança no berçário e analisar a potencialidade da vivência desta expressão corporal para as experiências dos gestos, toques, olhares, afetos, descobertas, interações e relações bebê-bebê, bebê-adulto e bebê-mundo. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, e será realizada em uma escola municipal de Educação Infantil da cidade de Bauru (SP). O processo pedagógico de dança com os bebês será realizado durante dois meses, duas vezes na semana, com duração de 30 minutos por dia. O projeto contemplará cerca de 15 bebês e cinco auxiliares de creche. As técnicas de coleta de dados serão a observação, com construção do diário de campo, e entrevistas semiestruturadas. Os dados serão analisados à luz dos pressupostos da corporeidade, da fenomenologia da infância e da dança como parte integrante da vida do ser humano. Espera-se, por meio da dança, proporcionar vivências e relações corporais entre bebês, adultos e bebês, bebês e mundo e dos bebês consigo mesmos, contribuindo para os processos educativos na Educação Infantil que potencializam a corporeidade e as experiências corporais, sensoriais, expressivas e relacionais, que marcam o início da vida. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMANDA PAULINO ROSSINI; FERNANDA ROSSI. CORPOREIDADE E DANÇA PARA BEBÊS: UM ESTUDO DE REVISÃO SISTEMÁTICA. Educ. rev., v. 40, . (21/07918-0)