Bolsa 21/12582-0 - Escalonamento de processos, Redes de computadores - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Escalonamento multiobjetivo de aplicações de diferentes classes de serviço em redes de computação nuvem-névoa

Processo: 21/12582-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Acordo de Cooperação: MCTI/MC
Pesquisador responsável:Nelson Luis Saldanha da Fonseca
Beneficiário:Judy Carolina Guevara Amaya
Instituição Sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/24494-8 - Comunicação e processamento de big data em nuvens e névoas computacionais, AP.TEM
Assunto(s):Escalonamento de processos   Redes de computadores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Computação na Nevoa | computação nuvem | Escalonamento | Redes de Computadores

Resumo

Com os dispositivos finais. Porém, a capacidade de processamento dos dispositivos que fazem parte da nevoa é limitada, comparada com o poder computacional das máquinas que compõem a nuvem. A fim de suportar a execução de aplicações de diferentes classes de serviço, é crucial explorar novas estratégias de gerenciamento de recursos que promovam a sinergia entre a nuvem e a névoa nas tarefas de processamento. No entanto, a eficácia dessas estratégias depende em grande parte do escalonamento do workflow da aplicação. No escalonamento de aplicações, a redução tanto do tempo de processamento de todas as tarefas (makespan), quanto do custo desse processamento, constituem dois objetivos altamente desejáveis, mas esses objetivos são conflitantes. Embora existam algoritmos heurísticos e meta-heurísticos com complexidade polinomial, capazes de produzir escalonamentos aproximados ou quase ótimos a custo aceitável de perda de otimalidade, eles exigem muitos conhecimentos prévios dos especialistas e a intervenção humana, geralmente em termos de esquemas de codificação. Os recentes avanços na área da Inteligência Artificial (IA), em especial os relacionados ao aprendizado de máquina e às Redes Neurais Artificiais (RNA), tem tornado os algoritmos de aprendizado por reforço e aprendizado profundo cada vez mais versáteis e poderosos, facilitando seu uso para encontrar escalonamentos de workflows. No entanto, a maior parte das contribuições existentes concentra-se no escalonamento de workflows com um único objetivo, e o processo de tomada de decisões não leva em consideração as interações entre a nuvem e a névoa, nem envolve aplicações com diferentes classes de serviços. Este plano de trabalho visa propor mecanismos de escalonamento que guiem o processamento de aplicações com diferentes classes de serviço em redes de computação nuvem-névoa, minimizando o makespan e o custo de processamento, através da integração de estratégias de provisionamento de QoS, como a diferenciação de serviços, com técnicas de inteligência artificial como o aprendizado por reforço e o aprendizado profundo (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUEVARA, JUDY C.; TORRES, RICARDO DA S.; BITTENCOURT, LUIZ F.; DA FONSECA, NELSON L. S.; IEEE. QoS-aware Task Scheduling based on Reinforcement Learning for the Cloud-Fog Continuum. 2022 IEEE GLOBAL COMMUNICATIONS CONFERENCE (GLOBECOM 2022), v. N/A, p. 6-pg., . (21/12582-0)