Busca avançada
Ano de início
Entree

Variabilidade espaço-temporal da concentração e fluxo de CO2 e CH4 na região do baixo Amazonas

Processo: 20/15375-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Maria Victoria Ramos Ballester
Beneficiário:Maria Gabriella da Silva Araújo
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Emissão de gases   Hidrodinâmica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biogeoquímica fluvial | Emissão de Gases | Hidrodinâmica | Hidrobiogeoquímica

Resumo

Os ecossistemas aquáticos continentais são importantes contribuidores no balanço global do carbono. Somente a região do baixo Amazonas é responsável por cerca de 25% das emissões globais de CO2 e CH4 pelos rios. Com a justificativa de dedicar esforços para entender como a hidrodinâmica da porção final da bacia do rio Amazonas influencia as variáveis ambientais, objetiva-se com este estudo avaliar a dinâmica do CO2 e CH4 ao longo de 5 anos hidrológicos (2014 a 2019) na região do baixo Amazonas. Ao todo, foram realizadas oito campanhas em diferentes períodos hidrológicos (enchente, maior vazão, vazante e menor vazão), em 8 pontos, sendo 6 no canal principal (Óbidos-PA, Almeirim-PA, canais norte e sul em frente à Macapá-AP, Bailique-AP e Chaves-PA) e 2 pontos nos dois principais tributários de águas claras (Rio Xingu e Tapajós). Em todas as campanhas de amostragens e estações de coleta no canal principal foram realizadas as medições da vazão, velocidade da água e profundidade do rio, utilizando o Medidor Acústico de Efeito Doppler (ADCP). A determinação da pCO2, pCH4 e da composição isotópica do ´13C desses gases na água do rio foi realizada em tempo real, in situ, por meio do analisador Picarro CRDS (Cavity Ring-Down Spectroscopy) acoplando à um sistema equilibrador. Além disso, também realizou-se obtenção de amostras de CO2 e CH4 por meio do equilíbrio de fases via headspace, para análise em laboratório por espectroscopia de absorção direta, através do analisador Picarro CRDS (Cavity Ring-Down Spectroscopy). In situ, o fluxo de CO2 do rio foi determinado em tempo real por meio do analisador de gases por infravermelho (LiCor, modelo LI-820), conectado à uma câmara flutuante. O fluxo de CH4 foi determinado por meio da sua concentração evadida da água do rio e acumulada em câmaras flutuantes. Parâmetros ambientais (oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica, temperatura da água e do ar e velocidade do vento) também foram determinados in situ.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAÚJO, Maria Gabriella da Silva. Variabilidade espaço-temporal da concentração e fluxo de CO2 e CH4 na região do baixo Amazonas. 2024. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.