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Avaliação ultrassonográfica do baço e pâncreas de serpentes não peçonhentas hígidas

Processo: 21/09291-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Maria Jaqueline Mamprim de Arruda Monteiro
Beneficiário:Ana Clara Fernandes Gomes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cirurgia veterinária   Animais selvagens   Mudança climática   Sazonalidade   Répteis   Serpentes   Ultrassonografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anatomia imaginológica | Répteis | Serpentes | Ultrassonografia | Animais selvagens

Resumo

Apesar de sua grande importância ecológica e cultural, os répteis são ameaçados devido à perda e degradação de habitat, introdução de espécies invasoras, poluição, doenças e parasitismo, uso insustentável de seus recursos, mudanças climáticas globais e mortes decorrentes da ação humana. Também se observa a crescente procura desses animais no mercado de pets não convencionais e o consequente aumento destes na rotina clínica veterinária, mas, apesar disso, as informações disponíveis na literatura sobre os seus detalhes anatômicos característicos e peculiares ainda são escassas. Por ser seguro e não invasivo, o exame ultrassonográfico será o método diagnóstico utilizado nesse estudo e, através dele, objetiva-se descrever a anatomia topográfica do baço e pâncreas de serpentes não peçonhentas a fim de propiciar dados sobre a normalidade dessas estruturas, como localização e aspectos ultrassonográficos (ecogenicidade, ecotextura e dimensões), e definir se sua detecção é alterada de acordo com a sazonalidade, com o propósito de subsidiar a interpretação e elucidação diagnóstica de doenças nestas espécies, complementar as informações encontradas na literatura e a colaborar com novos estudos.(AU)

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