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Alimentação escolar e sustentabilidade: fatores que influenciam na compra de alimentos orgânicos da agricultura familiar

Processo: 21/11949-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2022
Data de Término da vigência: 07 de março de 2024
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Extensão Rural
Pesquisador responsável:Vanilde Ferreira de Souza Esquerdo
Beneficiário:Luisa Mafra Juliano Barros
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento sustentável   Políticas públicas   Programas sociais   Alimentação escolar   Agricultura familiar   Alimentos orgânicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Sustentável | mercados institucionais | Politicas Públicas | Sistemas alimentares locais | Conselho Integrado de Planejamento e Gestão

Resumo

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) atende alunos do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, o que faz dele um programa universal e amplo. Os últimos 12 anos ilustram grandes avanços no programa. A partir da Lei n. 11.947/2009, o PNAE trouxe para as suas diretrizes o tema do desenvolvimento sustentável, bem como instituiu a compra direta da produção da agricultura familiar, inclusive a de alimentos orgânicos. Considerando os desafios que envolvem a compra direta da agricultura familiar, sobretudo de produtos orgânicos, este projeto de iniciação científica busca compreender quais são os fatores que influenciam (a partir do ponto de vista dos profissionais da nutrição escolar e dos gestores públicos) na compra de produtos orgânicos, produzidos pela agricultura familiar, no PNAE. Este estudo será realizado em dois municípios paulistas, de diferentes realidades e tamanhos populacionais. Para isso, serão analisados dados secundários e realizadas entrevistas semiestruturadas. As análises dos resultados serão conduzidas a partir do referencial teórico da burocracia de nível de rua. (AU)

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