Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação de trabalhadores técnicos de nível médio em saúde no estado de São Paulo: problemáticas e desafios no contexto do SUS

Processo: 21/15054-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2022
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2022
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Adriana Katia Corrêa
Beneficiário:Rosana Aparecida Pereira
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/06374-6 - Formação de trabalhadores técnicos de nível médio em saúde no estado de São Paulo: problemáticas e desafios no contexto do SUS, AP.R
Assunto(s):Capacitação profissional   Educação profissionalizante   Sistema Único de Saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capacitação profissional | Educação profissionalizante | Sistema Único de Saúde | Educação em enfermagem

Resumo

O foco deste projeto será a formação no âmbito da educação profissional técnica de nível médio (EPTNM) na área da saúde, no estado de São Paulo, tendo em vista o contingente numérico que os trabalhadores técnicos representam no cuidado em saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Os objetivos são identificar e analisar quais são as finalidades, diretrizes, concepções e práticas pedagógicas que vêm norteando as propostas formativas dos cursos técnicos de nível médio da área da saúde, no estado de São Paulo, relacionando-as às políticas de saúde e educação, especialmente as de educação profissional, considerando a formação para o SUS e em perspectiva crítica; delimitar fragilidades e potencialidades que podem trazer implicações para a transformação da formação dos trabalhadores técnicos da área da saúde a favor do SUS, trazendo contribuições para as discussões e decisões acerca dessa formação no âmbito de estado. Serão envolvidas instituições públicas e privadas, instituições do Centro Paula Souza, Escolas Técnicas do SUS, SENAC e outras escolas da rede privada. Os dados serão coletados por meio de: análise de projetos de gestão, institucional e pedagógicos de cursos, observação da estrutura física da escola, questionário para acesso ao quadro de professores, entrevistas com coordenador de cursos, entrevistas ou grupos focais com professores. A realização deste projeto produzirá conhecimentos que mostrem fragilidades e potencialidades que podem trazer implicações para a transformação da formação dos trabalhadores técnicos da área da saúde a favor do SUS, contribuindo para as discussões e decisões acerca da política de formação desses trabalhadores no âmbito do estado de São Paulo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)