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Modelos de Estratégias Criativas para a Livre Improvisação Coletiva: análise sobre o desenvolvimento da prática por um viés empírico

Processo: 21/00143-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2022
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Rogério Luiz Moraes Costa
Beneficiário:Arthur Faraco
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):22/05792-1 - Modelos de estratégias criativas para a livre improvisação coletiva: análise sobre o desenvolvimento da prática por um viés empírico, BE.EP.DR
Assunto(s):Cognição musical   Improvisação   Processo criativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cognição musical | improvisação | Livre Improvisação Coletiva | processos criativos | Improvisação Musical

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como princípio um estudo panorâmico do que aqui consideraremos como modelos de estratégias criativas da Livre Improvisação Coletiva. Nossa hipótese consiste na visão que estratégias criativas são elementos emergentes, compartilhados entre improvisadores em performances, e são processos cognitivos - julgamentos - que os auxiliam para resolver problemas de coordenação (mudança e manutenção do ambiente sonoro) e criação de consistência. O problema a ser investigado consiste em como ocorre a criação destas estratégias criativas, que podem ser analisadas como modelos mentais compartilhados, a partir da compreensão de Canonne e Aucoutourier (2015). Ou seja, como os grupos, ao iniciarem uma trajetória de práticas de LIC, criam estratégias criativas diversas para a resolução dos problemas de consolidação emergentes na prática. A partir da constatação destas estratégias, buscaremos utilizá-las como variáveis independentes, a fim de percebermos quais são as possíveis influências destas estratégias em trajetórias de grupos de LIC. A metodologia utilizada para a testagem desta hipótese consiste em: 1) uma investigação etnográfica com grupos já existentes de LIC e, 2) experimentos empíricos para atestarmos a geração das estratégias e aplicá-las posteriormente como variáveis independentes. Por fim, analisaremos os resultados obtidos por meio do Protocolo de Análise Verbal (PAV), a fim de uma abordagem qualitativa na análise das percepções dos improvisadores sobre suas estratégias, além de métodos estatísticos condizentes com a busca de correlações entre os relatos verbais e os comportamentos dos improvisadores nas performances.

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