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Rogério Luiz Moraes Costa

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possuo o diploma de Licenciatura em Artes com Habilitação em Música pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Em 2011 realizei um estágio de estudos de 2 meses sobre as relações entre improvisação e tecnologia na UCSD (University of California at San Diego) sob a supervisão dos professores David Borgo e Miller Puckette com quem mantenho contatos acadêmicos regulares. Os dois professores já visitaram a USP em ocasiões diferentes. O professor Borgo ministrou um curso no programa de Pós-Graduação em Música da USP em 2012. Já o professor Puckette participou de uma conferência sobre PD (Pd convention 2012). Nesta ocasião apresentamos um duo de saxofone e guitarra com live electronics que resultou do trabalho desenvolvido em San Diego. De agosto de 2013 até julho de 2014 realizei um projeto de pesquisa de pós-doutorado (intitulado Livre improvisação, as novas tecnologias e a estética da sonoridade), em Paris, França, na Université Paris 8, sob a supervisão do professor e musicólogo Makis Solomos com quem, a partir de então mantenho contatos acadêmicos regulares (um convênio acadêmico vigente entre a ECA e a Universidade Paris 8 é um dos resultados deste intercâmbio). Mantenho ainda contatos acadêmicos regulares com o professor Marcel Cobussen da Universidade de Leiden/Holanda. Temos um artigo escrito em parceria publicado na Revista Música do PPGMUS-USP (https://www.revistas.usp.br/revistamusica). Atualmente sou professor livre docente e pesquisador vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Tenho experiência na área de artes, com ênfase em composição, teoria e análise musical. Meu principal tema de investigação é a improvisação. Desenvolvo projeto de pesquisa a respeito da improvisação musical e suas conexões, particularmente sobre o ambiente da livre improvisação com interação eletroacústica em tempo real, processos criativos e criação coletiva. Faço parte da equipe de pesquisadores do NuSom (Núcleo de Pesquisa em Sonologia da USP - http://www2.eca.usp.br/nusom/) coordenado pelo professor Fernando Iazzetta e sediado no Departamento de Música da ECA/USP. Tenho composições para variadas formações incluindo octetos, quartetos, trios, duos, peças para saxofone solo e estudos para piano. Atuo ainda como saxofonista e flautista em grupos que se dedicam à música experimental e à livre improvisação. Sou fundador e coordenador do grupo experimental Orquestra Errante. A Orquestra Errante é um grupo experimental ligado ao Departamento de Música da ECA-USP e ao NuSom e que se dedica à pesquisa e à prática da improvisação. O grupo é composto por performers oriundas/os dos mais diversos meios e com as mais variadas formações musicais. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Los sonidos de un cuasi caos 
Os sons de um quase caos 
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Sons de um quase caos


Publicado em 11 de janeiro de 2017 - Pesquisa FAPESP. A improvisação livre é um estilo musical que quebra as barreiras tradicionais. Ela explora a intensidade do som e não só das notas musicais pré-definidas, e assim valoriza a criatividade dos intérpretes. O estilo ficou conhecido há mais de 50 anos com o músico americano, John Cage. Hoje, Rogério Costa, Naná Vasconcelos, Hermeto Pascoal, e Egberto Gismonti são alguns dos nomes que representam o estilo cada vez mais estudado e valorizado.

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