Busca avançada
Ano de início
Entree

O efeito de cães domésticos (Canis familiaris) no padrão de atividade de pacas (Cuniculus paca) e cutias (Dasyprocta azarae)

Processo: 21/13039-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2022
Data de Término da vigência: 10 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Rita de Cassia Bianchi
Beneficiário:Leticia Vitória da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Manejo ambiental   Conservação dos recursos naturais   Cães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Canis familiaris | cutia | paca | Padrão de Atividade | Ecologia de Mamíferos

Resumo

O cão doméstico (Canis familiaris) já contribuiu para a extinção de 11 espécies de vertebrados ao redor do mundo, e é considerado uma ameaça para cerca de 188 outras espécies. Por ser uma espécie domesticada pelo homem, os aumentos das populações dos cães domésticos têm levado a um aumento de estudos em busca de informações sobre suas interações com mamíferos selvagens de vida livre. No entanto, no Brasil ainda há poucos estudos focados no impacto dos cães sobre a fauna silvestre. Pacas e cutias estão entre as espécies afetadas pelos cães domésticos, tanto pela predação direta, como por alterações no comportamento, em função de perseguição. Assim, avaliarei se os cães domésticos afetam o horário de atividade de pacas e cutias em diferentes Unidades de Conservação do estado de São Paulo. Eu vou comparar o horário de atividade de pacas e cutias com o horário de atividade de cães domésticos e de outras espécies não predadoras, por meio de registros de armadilhas fotográficas instaladas no período de 2011 a 2017. Calcularei a probabilidade de distribuição de densidade pela estimativa de densidade de kernel e o coeficiente de sobreposição, comparando a sobreposição entre as áreas com e sem cães e entre espécies. Também avaliarei se pacas e cutias irão evitar os locais com o registro de cães, por meio da diferença de horário em que essas espécies são registradas após o registro do cão no ponto amostral. Esse estudo será de extrema importância para compreender a ameaça de cães nas Unidades de Conservação bem como em um futuro planejamento de medidas de manejo e conservação para diversas espécies. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)