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Mercado da beleza no Instagram: identificando crenças difundidas sobre o corpo no mercado da beleza por meio da Sociologia econômica

Processo: 22/01736-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2022
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Chaves Jardim
Beneficiário:Natalia Souza de Lala
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia econômica   Mídias sociais   Indústria da beleza   Cosméticos   Crenças   Influências sociais   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crenças | influenciador digital | Mercado da Beleza | redes sociais | sociologia econômica | Sociologia Econômica

Resumo

O presente projeto objetiva aprofundar a agenda de estudos da Sociologia Econômica perante uma temática pouco abordada, a construção de mercados nas redes sociais. Em seus estudos, Campos, Faria e Sartori (2019) observam que ocorreu a ascensão de celebridades virtuais dentro do Instagram, denominados influenciadores digitais, que muitos deles se tornaram agentes publicitários para o mercado da beleza. Visando estimular o consumo de procedimentos estéticos do mercado cosmético, argumentamos que eles acabam por atuar na propagação de crenças sobre comportamentos corporais para seus seguidores. Pretendemos objetivar as crenças (doxas) atribuídas ao corpo (hexis corporal) pela publicidade de influenciadores digitais do Instagram vinculados ao mercado da beleza, utilizando, para isso, a Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu. Será realizada uma etnografia virtual, coletando conteúdos publicados no Instagram por cinco influenciadores digitais, selecionados seguindo critérios de relevância no meio (número de seguidores) e, posteriormente, esse corpus empírico será organizado por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 1997).(AU)

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