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Sentido pessoal da categoria trabalho para alunos do ensino médio: um estudo comparativo

Processo: 21/06813-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2022
Data de Término da vigência: 22 de setembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Flavia da Silva Ferreira Asbahr
Beneficiário:Bárbara Maria Costa Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/03369-7 - Interfaces da teoria histórico-cultural entre Brasil e Espanha: contribuições para o estudo da adolescência no Movimento Sem Terra, BE.EP.DR
Assunto(s):Psicologia escolar   Psicologia cultural-histórica   Ensino médio   Sentido pessoal   Trabalho   Adolescentes   Movimento dos sem-terra
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Médio | Psicologia Histórico-Cultural | Sentido pessoal | trabalho | Psicologia Escolar

Resumo

A presente pesquisa tem como foco compreender e analisar o processo de constituição de sentido pessoal da categoria trabalho para adolescentes do Ensino Médio Profissionalizante e das Escolas do Movimento Sem Terra (MST), na relação motivo-fim da atividade. O trabalho, em Marx e Engels, é a atividade vital humana, pois foi e é pelo trabalho que o homem se desenvolve enquanto ser humano transformando a natureza para suprir suas necessidades de sobrevivência e modificando-se ao mesmo tempo. A categoria atividade é fundamental aos autores da Psicologia histórico-cultural para compreender o desenvolvimento humano, pois é a atividade principal, em cada período da vida, que promove os saltos qualitativos do psiquismo. A atividade tem uma estrutura complexa com ações, operações e finalidades, e é nessa relação dialética com seus componentes que os motivos que podem gerar sentido para a atividade são criados. Baseada nos pressupostos teóricos da Psicologia histórico-cultural em busca de uma apreensão maior da realidade do objetivo proposto, a presente pesquisa de caráter qualitativo, propõe uma investigação de campo, que se caracteriza por acompanhar uma determinada turma durante um período de seis meses, em cada instituição, observando-os em vários momentos distintos de seu cotidiano escolar. A pesquisa usará como material de coleta de dados a observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise do projeto político pedagógico de uma instituição da rede pública de Ensino Médio Profissionalizante e de uma escola do MST. (AU)

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