Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre alterações em parâmetros do sono REM e sintomas depressivos em uma amostra populacional (EPISONO - 4ª EDIÇÃO)

Processo: 22/00195-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2022
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Gabriel Natan de Souza Pires
Beneficiário:Tamires Tiemi Kishi
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Depressão   Sono   Sono REM   Medicina do sono
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:depressão | Sono | Sono REM | Medicina do Sono

Resumo

Introdução: estudos apontam que alterações de parâmetros do sono podem ser um fator preditivo para diversas patologias psiquiátricas como a depressão, ansiedade, estresse pós-traumático e uso de drogas de abuso. Os distúrbios de sono estão presentes em até 90% dos pacientes com quadros depressivos, e podem explicar muitas das perturbações de humor características dessa psicopatologia. Indivíduos com sintomas depressivos exibem várias modificações no padrão de sono REM. Investigações sugerem que a depressão se relaciona com a disfunção de uma rede de estruturas que também regulam o sono REM, indicando uma ligação entre desregulação de sono REM e o curso da depressão. Objetivos: o presente estudo pretende analisar as alterações relacionadas ao sono REM em pessoas com sintomas de depressão em uma amostra populacional da cidade de São Paulo (EPISONO 4ª edição). Afim de investigar a relação das alterações dos parâmetros do sono REM e a gravidade de sintomas depressivos, e explorar o potencial dessas variáveis como uma ferramenta de auxilio diagnóstico do transtorno depressivo. Métodos: os dados foram coletados pelo Estudo Epidemiológico do Sono na Cidade de São Paulo, conduzido entre 2018 e 2019 (4ª edição). Modelos generalizados para estudo transversal (GLZMM) serão utilizados para analisar possíveis associações entre alterações de parâmetros do sono REM e sintomas depressivos. Caso associações sejam encontradas, pretendemos reforçar a importância de técnicas de Medicina do Sono como coadjuvante tanto na detecção quanto no tratamento dos transtornos mentais, especialmente o distúrbio depressivo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)