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Escala do Desenvolvimento Positivo de Jovens no Esporte: Adaptação para escolha forçada e propriedades psicométricas

Processo: 22/05384-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2022
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Evandro Morais Peixoto
Beneficiário:Maynara Priscila Pereira da Silva
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Campinas. Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia do esporte   Psicologia positiva   Psicometria   Teoria de resposta ao item
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Psicologia do Esporte | Psicologia Positiva | Psicometria | Teoria de Resposta ao Item | Psicologia do Esporte

Resumo

O Desenvolvimento Positivo de Jovens (DPJ) tem sido compreendido como um campo de investigação e intervenção emergente que busca entender os jovens com pontos fortes, capaz de desenvolver habilidades e competências socioemocionais. A partir disso, pesquisadores propuseram diferentes modelos para avaliação do DPJ, entre eles, o modelo teórico 5C's que propõem a avaliação de cinco caracterizas positivas (confiança, competência, conexão, caráter e cuidado). No contexto esportivo, o modelo tem sido um dos principais a ser utilizado em programas e em pesquisas teóricas, com intuito de avaliar o DPJ. Contudo, é possível observar na literatura a escassez de instrumentos psicológicos voltados para avaliação do modelo, criando uma limitação em relação a realizações de pesquisas avaliação de intervenções na área esportiva. Adicionalmente, o modelo é agrupado por características que podem ser influenciadas por vieses de resposta, pensando em possibilidades de controle, a presente pesquisa vai utilizar do método de escolha forçada que consiste em avaliar os itens de maneira comparativa com outros itens no mesmo bloco. A pesquisa tem como objetivo desenvolver a versão de escolha forçada da Escala do Desenvolvimento Positivo de Jovens no Esporte (EDPJE). Para isso, o projeto será dividido em dois estudos, sendo o primeiro com intuito de estimar novas evidências de validade para o EDPJE, além de adaptar o instrumento para versão de escolha forçada usando o método de TRI. E o segundo estudo focado em estimar evidências de validade da EDPJE - Versão de escolha forçada, empregando Thurstonian IRT Models for Forced-Choice Questionnaires, coeficiente de correlação de Pearson e modelagem de equações estruturais.

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