Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento biológico e tipos de reprodução de schizotetranychus sacharum (acari: tratranychidae) em cana-de-açúcar.

Processo: 22/08080-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2022
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2024
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Daniel Júnior de Andrade
Beneficiário:Gabriel Ramos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Saccharum   Acarologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ácaro-verde-da-cana | Saccharum spp | Schizotetranychus andropogoni | Acarologia

Resumo

O Brasil é o maior produtor mundial de etanol e açúcar produzidos a partir da cana-de-açúcar Sacharum officinarum L. Entretanto, o ácaro fitófago Schizotetranychus sacharum (Acari: Tetranychidae) tem ocorrido em surtos populacionais na cultura da cana-de-açúcar em diversas regiões do Estado de São Paulo. O desenvolvimento biológico de S. sacharum ainda não devidamente estudado, assim como não há informações sobre os possíveis tipos de reprodução desta espécie. Portanto, o objetivo do projeto será estudar o desenvolvimento biolígico e os tipos de reprodução de S. sacharum em cana-de-açúcar. Os trabalhos serão desenvolvidos no Laboratório de Acarologia (AcaroLab) da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, campus de Jaboticabal (UNESP/FCAV). Inicialmente será estabelecida uma criação-estoque de ácaros S. sacharum coletados em áreas comercias de cana-de-açúcar. O ciclo biológico do ácaro será estudado em condições controladas e a duração das fases de desenvolvimento serão determinadas. Serão obtidos ovos a partir de fêmeas adultas que serão colocadas em unidades experimentais para efetuarem postura. As fêmeas adultas permanecerão por 12 horas nas folhas para oviposição. Serão utilizadas 100 unidades experimentais (n = 100). Nas observações diárias serão determinados os estágios de desenvolvimento. Os dados serão analisados com auxílio do software TWOSEXMSChart. Será realizado mais um experimento com o objetivo de verificar o tipo(s) de reprodução de S. sacharum (sexuada e/ou assexuada). Nesta etapa, serão avaliadas 100 fêmeas não acasaladas obtidas da geração F1.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)