Busca avançada
Ano de início
Entree

Astrobiologia, ensino de Física e divulgação científica

Processo: 22/01322-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Beneficiário:José Euripedes Bezerra Brito
Instituição Sede: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Campus Caraguatatuba. Caraguatatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Educação científica   Exobiologia   Ensino de física   Divulgação científica   Pesquisa bibliográfica   Estudos interdisciplinares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:água | Bioassinatura | educação científica | Habitabilidade | Interdisciplinaridade | vida | Ensino de Física

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o contexto e os impactos da inserção de tópicos relacionados à Astrobiologia em atividades de ensino de física e de divulgação científica. A partir da análise do desenvolvimento de estudos, nas últimas décadas, sobre a possibilidade de existência de vida fora da Terra e de um vigoroso levantamento bibliográfico sobre conceitos científicos relacionados a área da Astrobiologia, serão inicialmente estruturadas e realizadas atividades de divulgação científica sobre esta temática, pelo estudante, sob a orientação do professor proponente deste projeto. Os desdobramentos destas ações, bem como as concepções dos participantes nelas, serão investigados, por meio de questionários, por exemplo. A experiência obtida com as atividades de divulgação científica possibilitará que sejam elaborados roteiros didáticos sobre Astrobiologia com características interdisciplinares para o ensino de física, que serão usados, testados e analisados em situações de ensino-aprendizagem, como em oficinas didáticas. Estas atividades serão implementadas para diferentes públicos discentes e seus desdobramentos serão caracterizados, quantificados e avaliados, no que tange à aprendizagem desenvolvida principalmente acerca dos métodos usados pela ciência para enfrentar problemas e produzir conhecimentos. Este projeto poderá ser realizado por meios remotos, sempre que for necessário devido à pandemia de COVID-19.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)