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Criação de vantagem competitiva atendendo a comunidades vulneráveis: multinacionais do Reino Unido e desenvolvimento inclusivo na América Latina

Processo: 22/08378-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Acordo de Cooperação: ESRC, UKRI
Pesquisador responsável:Jorge Manoel Teixeira Carneiro
Beneficiário:Renan Henrique de Oliveira
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/15656-2 - Criação de vantagem competitiva atendendo a comunidades vulneráveis: multinacionais do Reino Unido e desenvolvimento inclusivo na América Latina, AP.TEM
Assunto(s):Empresas multinacionais   Teoria dos stakeholders   Comunidades vulneráveis   Mercados emergentes   Vantagem competitiva   Criação de valor   Empreendedorismo social   Objetivos de desenvolvimento sustentável   Reino Unido   Colômbia   Brasil   América Latina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:América Latina | comunidades vulneráveis | Criação de valor | multinacionais | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) | partes interessadas(stakeholders) | Stakeholder theory

Resumo

O objetivo deste estudo é explorar como as empresas multinacionais de mercados desenvolvidos podem contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ao atender as necessidades das populações marginalizadas em mercados emergentes, ao mesmo tempo em que geram expectativas de retorno financeiro para seus investidores. Desta forma, esta pesquisa pretende revelar os mecanismos e ações adotados por essas empresas para servir populações marginalizadas de maneira lucrativa. Este projeto parte da stakeholder theory e das literaturas sobre empreendedorismo social e criação de valor, propondo um estudo cross-country na América Latina, com foco especificamente na experiência de multinacionais do Reino Unido no Brasil e Colômbia. Os dados serão coletados por meio de grupos de foco e entrevistas em profundidade com múltiplos atores (tais como executivos, ONGs, consumidores e líderes das comunidades marginalizadas e empreendedores locais). Comparação entre casos e pattern matching serão usados para analisar as informações. Como resultado, esse projeto contribuirá para informar multinacionais e outros stakeholders sobre como o desenvolvimento inclusivo pode ser atingido. (AU)

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