Busca avançada
Ano de início
Entree

Petrocronologia de monazita dos granulitos de alta pressão da Klippe Carvalhos através da técnica LASS (laser-ablation split-stream)

Processo: 22/14877-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 15 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 14 de julho de 2023
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Brenda Chung da Rocha
Beneficiário:Lorena de Toledo Queiroz
Supervisor: Bruno Vieira Ribeiro
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Curtin University, Austrália  
Vinculado à bolsa:22/07116-3 - Petrocronologia de monazita dos granulitos de alta pressão da Klippe Carvalhos, BP.IC
Assunto(s):Petrocronologia   Geocronologia   Granulito
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:compositional zoning | high-pressure granulite | laser ablation split stream | monazite | Petrochronology | petrocronologia

Resumo

Monazita é um mineral acessório comum em metapelitos e metapsammitos e tem sido amplamente utilizado como geocronômetro para datar eventos metamórficos de alto grau. O zoneamento composicional e a distribuição de elementos traço na monazita, particularmente Y e Th, refletem o crescimento e consumo de monazita em relação às principais fases (por exemplo, granada, biotita, fundido), permitindo avaliar a participação da monazita nas reações metamórficas. A petrocronologia se baseia na correlação entre informações isotópicas e químicas de uma fase acessória datável com sua assembléia mineral hospedeira para estabelecer trajetórias P-T-t. A petrocronologia da monazita tem sido amplamente utilizada para definir eventos de cristalização em rochas de temperatura ultra-alta (UHT), mas poucos estudos exploraram o comportamento da monazita em rochas de alta pressão (HP). O Orógeno Brasília Meridional expõe granulitos félsicos de alta pressão (Klippe Carvalhos), que consiste em um rutilo-cianita-granada-ortoclásio gnaisse com texturas metamórficas variadas e portanto, oferece uma oportunidade única para investigar a formação de monazita em um ambiente de alta pressão. Esta proposta visa obter dados isotópicos e químicos de monazita dos granulitos de alta pressão da Klippe Carvalhos, através da técnica LASS-ICP-MS. Esta pesquisa será realizada na Curtin University (Austrália), sob orientação do Dr. Bruno Ribeiro. Este será o primeiro estudo na Klippe Carvalhos usando uma abordagem petrocronológica LASS em monazita, que tem o potencial de fornecer informações valiosas sobre as escalas de tempo envolvidas nos processos metamórficos relacionados ao metamorfismo de alta pressão no Neoproterozóico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)